Formação em Educação Física: a história se repete?
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v28.82901Palavras-chave:
Dupla formação, Currículo, Intervenção profissional, Educação FísicaResumo
O artigo analisa a trajetória e os desafios da formação profissional em Educação Física, com ênfase na experiência da Universidade Estadual de Goiás na implantação da dupla formação (licenciatura e bacharelado integrados). Fundamentado no Materialismo Histórico-Dialético, critica a fragmentação da formação e a hegemonia do setor privado e de conselhos profissionais. Sustenta a docência como central à formação em Educação Física e denuncia os retrocessos promovidos por diretrizes recentes. A defesa da formação integrada é apresentada como resistência à lógica capitalista e também como estratégia de qualificação e ampliação da intervenção profissional em diferentes campos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
