Formação em Educação Física: a história se repete?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v28.82901

Palavras-chave:

Dupla formação, Currículo, Intervenção profissional, Educação Física

Resumo

O artigo analisa a trajetória e os desafios da formação profissional em Educação Física, com ênfase na experiência da Universidade Estadual de Goiás na implantação da dupla formação (licenciatura e bacharelado integrados). Fundamentado no Materialismo Histórico-Dialético, critica a fragmentação da formação e a hegemonia do setor privado e de conselhos profissionais. Sustenta a docência como central à formação em Educação Física e denuncia os retrocessos promovidos por diretrizes recentes. A defesa da formação integrada é apresentada como resistência à lógica capitalista e também como estratégia de qualificação e ampliação da intervenção profissional em diferentes campos.

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Publicado

2025-12-22

Como Citar

ROBERTO VELOSO VENTURA, Paulo; CÉSAR APOLINÁRIO MAIA, Júlio. Formação em Educação Física: a história se repete?. Pensar a Prática, Goiânia, v. 28, 2025. DOI: 10.5216/rpp.v28.82901. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/82901. Acesso em: 22 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Diretrizes Curriculares Nacionais e Formação em Educação Física: Projetos em Disputas