Proposta de tematização das lutas corporais no Ensino Médio: a história da civilização humana
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v28.80615Palavras-chave:
Artes Marciais, Lutas, Esporte de combate, Educação Física EscolarResumo
Nas lutas na Educação Física escolar, têm sido estuda das de forma recorrente a formação deficitária e a falta de contato com a luta anteriormente ao Ensino Superior, como justificativa de os docentes não desenvolverem esta unidade temática. O objetivo deste estudo foi descrever um plano de curso (PC) da unidade temática de lutas, seguindo uma contextualização cronológica do processo de evolução da civilização humana, dos povos originários à esportivização das lutas. Através de uma revisão da literatura sobre o conteúdo de lutas na Educação Física escolar, reunimos informações para construir o PC e aplicá-lo ao Ensino Médio. Por tratar-se de um relato de experiência, verificamos que a opção por tematizar as lutas de forma cronológica aos acontecimentos da história da civilização deu mais sentido e significado aos estudantes que aderiram a prática e se mostraram interessados e participativos em todas as aulas.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-04-07 (2)
- 2025-03-31 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).