Proposta de tematização das lutas corporais no Ensino Médio: a história da civilização humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v28.80615

Palavras-chave:

Artes Marciais, Lutas, Esporte de combate, Educação Física Escolar

Resumo

Nas lutas na Educação Física escolar, têm sido estuda das de forma recorrente a formação deficitária e a falta de contato com a luta anteriormente ao Ensino Superior, como justificativa de os docentes não desenvolverem esta unidade temática. O objetivo deste estudo foi descrever um plano de curso (PC) da unidade temática de lutas, seguindo uma contextualização cronológica do processo de evolução da civilização humana, dos povos originários à esportivização das lutas. Através de uma revisão da literatura sobre o conteúdo de lutas na Educação Física escolar, reunimos informações para construir o PC e aplicá-lo ao Ensino Médio. Por tratar-se de um relato de experiência, verificamos que a opção por tematizar as lutas de forma cronológica aos acontecimentos da história da civilização deu mais sentido e significado aos estudantes que aderiram a prática e se mostraram interessados e participativos em todas as aulas.

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Publicado

2025-03-31 — Atualizado em 2025-04-07

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Como Citar

CONCEIÇÃO DE SOUZA, G.; DE JESUS PINHEIRO PERES, J. Proposta de tematização das lutas corporais no Ensino Médio: a história da civilização humana. Pensar a Prática, Goiânia, v. 28, 2025. DOI: 10.5216/rpp.v28.80615. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/80615. Acesso em: 11 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais