Novas Diretrizes Curriculares de Educação Física: um estudo de caso envolvendo a Resolução n° 6 de 18 de dezembro de 2018 e professores da Universidade Federal de Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v28.81555Palavras-chave:
Resolução Nº 06/2018, Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Física, Currículo, Educação FísicaResumo
A Resolução n° 6 de 18 de dezembro de 2018 reacendeu o de bate sobre o formato do currículo e a formação profissional no campo da Educação Física brasileira. Em função disso, esta pesquisa, caracterizada como um estudo de caso de abordagem qualitativa, teve por objetivo compreender a atual discussão decorrente da nova resolução, recorrendo à Teoria dos Campos de Pierre Bourdieu para tal análise. Assim, inventariamos e analisamos, em primeiro lugar, a Resolução n° 6/2018, e, em seguida, operamos uma análise das considerações da Comissão responsável pelo texto propositivo que visa a atender à Reformulação Curricular do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe, evidenciando problemas, conflitos e tensões.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
