Novas Diretrizes Curriculares de Educação Física: um estudo de caso envolvendo a Resolução n° 6 de 18 de dezembro de 2018 e professores da Universidade Federal de Sergipe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v28.81555

Palavras-chave:

Resolução Nº 06/2018, Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Física, Currículo, Educação Física

Resumo

A Resolução n° 6 de 18 de dezembro de 2018 reacendeu o de bate sobre o formato do currículo e a formação profissional no campo da Educação Física brasileira. Em função disso, esta pesquisa, caracterizada como um estudo de caso de abordagem qualitativa, teve por objetivo compreender a atual discussão decorrente da nova resolução, recorrendo à Teoria dos Campos de Pierre Bourdieu para tal análise. Assim, inventariamos e analisamos, em primeiro lugar, a Resolução n° 6/2018, e, em seguida, operamos uma análise das considerações da Comissão responsável pelo texto propositivo que visa a atender à Reformulação Curricular do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe, evidenciando problemas, conflitos e tensões.

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Biografia do Autor

Cristiano Mezzaroba, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, Sergipe, Brasil cristiano_mezzaroba@yahoo.com.br

 

 

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Publicado

2025-12-22

Como Citar

MARTINS NUNES, Caiky; MEZZAROBA, Cristiano. Novas Diretrizes Curriculares de Educação Física: um estudo de caso envolvendo a Resolução n° 6 de 18 de dezembro de 2018 e professores da Universidade Federal de Sergipe. Pensar a Prática, Goiânia, v. 28, 2025. DOI: 10.5216/rpp.v28.81555. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/81555. Acesso em: 22 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Diretrizes Curriculares Nacionais e Formação em Educação Física: Projetos em Disputas