Tematizando a saúde nas aulas de Educação Física no Ensino Médio: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v28.82832Palavras-chave:
promoção da saúde; educação física; atividade física; escola.Resumo
Este texto tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre o trato didático-pedagógico do tema saúde nas aulas de Educação Física em uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual de Goiás. São alçadas reflexões sobre a temática, visando desenvolver e ampliar o pensamento crítico sobre o tema, rompendo com os paradigmas hegemônicos construídos historicamente. Para isso, apresentamos uma sequência didática composta por oito aulas tomando por base o objeto de conhecimento ginástica e analisa mos os indícios de aprendizagem com base nas tarefas desenvolvidas pelos alunos. Apontamos, ao final, a necessidade de avançar na organização didático-pedagógica para superar a relação causal entre atividade física e saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
