Resolução 06/2018 e a construção curricular dos cursos de Educação Física da ESEFID/UFRGS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v28.81805

Palavras-chave:

Educação Física, Resolução 06/2018, Formação Docente, Bacharelado, Licenciatura

Resumo

O objetivo deste ensaio é realizar uma análise sobre a construção curricular dos cursos de Educação Física da ESEFID/UFRGS frente à Resolução 06/2018, refletindo a respeito dos efeitos nas formações em curso. Foram considerados estudos sobre reformulações anteriores e documentos que embasaram a construção curricular vigente, além do Projeto Pedagógico dos cursos, à luz das teorizações pós-críticas sobre currículo. O texto destaca desafios como o equilíbrio entre demandas de mercado e formação crítica, a valorização do bacharelado em detrimento da licenciatura, a ausência de debates sobre marcadores sociais no bacharelado e as dificuldades dos estudantes na Etapa de Formação Comum.

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Publicado

2025-12-22

Como Citar

PINTO MACHADO, Eduardo; BELMONTE MACHADO, Roseli. Resolução 06/2018 e a construção curricular dos cursos de Educação Física da ESEFID/UFRGS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 28, 2025. DOI: 10.5216/rpp.v28.81805. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/81805. Acesso em: 22 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Diretrizes Curriculares Nacionais e Formação em Educação Física: Projetos em Disputas