Resolução 06/2018 e a construção curricular dos cursos de Educação Física da ESEFID/UFRGS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v28.81805Palavras-chave:
Educação Física, Resolução 06/2018, Formação Docente, Bacharelado, LicenciaturaResumo
O objetivo deste ensaio é realizar uma análise sobre a construção curricular dos cursos de Educação Física da ESEFID/UFRGS frente à Resolução 06/2018, refletindo a respeito dos efeitos nas formações em curso. Foram considerados estudos sobre reformulações anteriores e documentos que embasaram a construção curricular vigente, além do Projeto Pedagógico dos cursos, à luz das teorizações pós-críticas sobre currículo. O texto destaca desafios como o equilíbrio entre demandas de mercado e formação crítica, a valorização do bacharelado em detrimento da licenciatura, a ausência de debates sobre marcadores sociais no bacharelado e as dificuldades dos estudantes na Etapa de Formação Comum.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
