Perspectiva de treinadores sobre o ensino do handebol feminino em projetos de contraturno das escolas de Manaus/AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v28.81573

Palavras-chave:

Handebol; Projeto Extracurricular; Pedagogia do Esporte.

Resumo

Este estudo buscou compreender a organização do processo de ensino do handebol feminino em projetos de contra-turno, em escolas de Manaus, a partir da percepção dos treinadores. Obtidos a partir de uma abordagem qualitativa e descritiva, os resultados da pesquisa evidenciaram uma predominância de exercícios técnicos e estratégicos, com menor atenção a conteúdos táticos e socioeducativos. Apesar de declararem a adoção do princípio global-funcional e analítico-sintético em diferentes momentos do treino, as práticas descritas refletiram majoritariamente abordagens tradicionais. O treinamento juvenil apresentou maior especialização, enquanto as categorias menores foram conduzidas com uma abordagem mais lúdica. Espera-se que os achados contribuam para o aprofundamento das discussões sobre o ensino do handebol.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-06-30 — Atualizado em 2025-07-02

Versões

Como Citar

MARIA PINTO FONTES, Angélica; SILVA REVERDITO, Riller; LEONARDO, Lucas; CANAN, Felipe. Perspectiva de treinadores sobre o ensino do handebol feminino em projetos de contraturno das escolas de Manaus/AM. Pensar a Prática, Goiânia, v. 28, 2025. DOI: 10.5216/rpp.v28.81573. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/81573. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais