ENEM e a temática de gênero entre 2020-2023: avanços num cenário de censura e vigilância
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v28.80172Palavras-chave:
ENEM, educação físca escolar, Gênero; Sexualidade; Educação Física., MasculinidadesResumo
O estudo analisou itens sobre gênero e sexualidade no caderno de Linguagens do ENEM, relacionadas à Educação Física, entre 2020-2023. O corpus documental se constituiu de 8 cadernos de Linguagens, aplicados no ENEM, nas três versões da prova. A análise organizou-se na leitura crítica dos cadernos, identificação dos itens de Educação Física; identificação de itens que tematizaram gênero e sexualidade e análise do conteúdo dos itens. Identificamos 39 itens, dentre os quais 11 abordaram gênero e sexualidade. Construímos 5 categorias: mulheres em modalidades de reserva masculina, desigualdades de gênero no esporte, mas culinidades, sexualidade e feminilidade normativa. Conclui-se que houve avanços na visibilidade dos temas gênero e sexualidade nos itens de Educação Física do ENEM.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-04-07 (2)
- 2025-03-31 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).