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ENEM e a temática de gênero entre 2020-2023: avanços num cenário de censura e vigilância

Autores

  • Fabiano Pries Devide Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil fabianodevide@uol.com.br
  • Mariana Claveria Lobo Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil marianaclaveria@id.uff.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v28.80172

Palavras-chave:

ENEM, educação físca escolar, Gênero; Sexualidade; Educação Física., Masculinidades

Resumo

O estudo analisou itens sobre gênero e sexualidade no caderno de Linguagens do ENEM, relacionadas à Educação Física, entre 2020-2023. O corpus documental se constituiu de 8 cadernos de Linguagens, aplicados no ENEM, nas três versões da prova. A análise organizou-se na leitura crítica dos cadernos, identificação dos itens de Educação Física; identificação de itens que tematizaram gênero e sexualidade e análise do conteúdo dos itens. Identificamos 39 itens, dentre os quais 11 abordaram gênero e sexualidade. Construímos 5 categorias: mulheres em modalidades de reserva masculina, desigualdades de gênero no esporte, mas culinidades, sexualidade e feminilidade normativa. Conclui-se que houve avanços na visibilidade dos temas gênero e sexualidade nos itens de Educação Física do ENEM.

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Publicado

2025-03-31

Versões

Como Citar

PRIES DEVIDE, Fabiano; CLAVERIA LOBO, Mariana. ENEM e a temática de gênero entre 2020-2023: avanços num cenário de censura e vigilância. Pensar a Prática, Goiânia, v. 28, 2025. DOI: 10.5216/rpp.v28.80172. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/80172. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais