Educação Física escolar e saúde: uma análise a partir do currículo da cidade de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v28.83560

Palavras-chave:

Educação Física, Saúde, Currículo

Resumo

Visando identificar como o tema saúde é abordado no “Currículo da Cidade: Educação Física”, implementado nas escolas municipais de São Paulo, realizou-se uma análise documental. Observou-se que a saúde é tematizada entre o 5º e o 9º ano, dentro do Eixo Temático Ginásticas, com destaques: (I) à promoção de cuidados e manutenção da saúde por meio da prática regular de atividades físicas e (II) às abordagens relacionadas aos padrões de desempenho, saúde e beleza. Visto o predomínio da linha biologicista, pouco dialógica com aspectos humanísticos, socioeconômicos e contextuais, apostamos na autonomia dos docentes e dos Projetos Político Pedagógicos das escolas à abordagem do tema saúde de maneira ampliada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-12-19

Como Citar

HELENA CORGOSINHO RIBEIRO, Evelyn; JOSÉ MACHADO DE OLIVEIRA, Victor; ROQUE ANDRADE, Douglas; HENRIQUE GUERRA, Paulo. Educação Física escolar e saúde: uma análise a partir do currículo da cidade de São Paulo. Pensar a Prática, Goiânia, v. 28, 2025. DOI: 10.5216/rpp.v28.83560. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/83560. Acesso em: 19 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Revisão