Educação Física escolar e saúde: uma análise a partir do currículo da cidade de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v28.83560Palavras-chave:
Educação Física, Saúde, CurrículoResumo
Visando identificar como o tema saúde é abordado no “Currículo da Cidade: Educação Física”, implementado nas escolas municipais de São Paulo, realizou-se uma análise documental. Observou-se que a saúde é tematizada entre o 5º e o 9º ano, dentro do Eixo Temático Ginásticas, com destaques: (I) à promoção de cuidados e manutenção da saúde por meio da prática regular de atividades físicas e (II) às abordagens relacionadas aos padrões de desempenho, saúde e beleza. Visto o predomínio da linha biologicista, pouco dialógica com aspectos humanísticos, socioeconômicos e contextuais, apostamos na autonomia dos docentes e dos Projetos Político Pedagógicos das escolas à abordagem do tema saúde de maneira ampliada.
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