Nem uma doutrina, nem um método – apenas uma educação física eficiente para o Colégio Militar do Rio de Janeiro (1947-1948)
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v28.81220Palavras-chave:
Ensino secundário militar, Cultura escolar, Práticas corporais sistematizadasResumo
Analisa a experiência de elaboração e aplicação de um Plano Geral de Treinamento Físico no Colégio Militar do Rio de Janeiro, em 1948.
Para isso, assume o conceito de cultura escolar como categoria de análise e seleciona como fontes as publicações da Revista de Educação Física, os decretos que regulamentavam o ensino no Exército e no Colégio Militar e as edições da revista A Aspiração. Como referencial teórico e metodológico, recorre aos pressupostos do paradigma indiciário de Ginzburg (1989), da crítica-documental de Bloch (2001) e da análise dos impressos de Chartier (2002). Sinaliza indícios de uma prática escolar híbrida, fruto da mestiçagem do Manual C-21-20 e do novo paradigma difundido pela Divisão de Educação Física do Ministério da Educação e Saúde.
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