Disputas políticas por significação da educação física na BNCC: a busca por legitimação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v28.81519

Palavras-chave:

Educação Física. BNCC. Currículo. Demandas disciplinares.

Resumo

Este artigo analisa as disputas políticas e as demandas do povo disciplinar da Educação Física (EF) na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir das contribuições teóricas de Laclau e Mouffe (1987). É possível notar que a BNCC reconhece a importância do caráter lúdico nas práticas corporais e do movimento humano na cultura do movimento. Além disso, incorpora a prática corporal de aventura ao currículo e atende à demanda por uma organização progressiva e sistematizada do conhecimento. Em conclusão, entende-se que, embora algumas demandas tenham sido atendidas, outras foram ajustadas ou deixadas de lado, refletindo às tensões e negociações no processo de construção do currículo da EF e, consequentemente, de sua identidade.

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Publicado

2025-08-01

Como Citar

DA SILVA CRUZ, Guibison; HELENO CAMILO COSTA, Hugo. Disputas políticas por significação da educação física na BNCC: a busca por legitimação. Pensar a Prática, Goiânia, v. 28, 2025. DOI: 10.5216/rpp.v28.81519. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/81519. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais