Disputas políticas por significação da educação física na BNCC: a busca por legitimação
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v28.81519Palavras-chave:
Educação Física. BNCC. Currículo. Demandas disciplinares.Resumo
Este artigo analisa as disputas políticas e as demandas do povo disciplinar da Educação Física (EF) na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir das contribuições teóricas de Laclau e Mouffe (1987). É possível notar que a BNCC reconhece a importância do caráter lúdico nas práticas corporais e do movimento humano na cultura do movimento. Além disso, incorpora a prática corporal de aventura ao currículo e atende à demanda por uma organização progressiva e sistematizada do conhecimento. Em conclusão, entende-se que, embora algumas demandas tenham sido atendidas, outras foram ajustadas ou deixadas de lado, refletindo às tensões e negociações no processo de construção do currículo da EF e, consequentemente, de sua identidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
