A sólida formação teórica de professores de Educação Física: identificando contradições e possibilidades na produção do conhecimento a partir do PGEDU/UFBA (2005-2022)
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v28.82888Palavras-chave:
Formação de professores, Educação física, Produção científicaResumo
Este texto trata da problemática da Formação de Professores de Educação Física. O objetivo foi analisar as teses de doutorado defendidas no PGEDU/UFBA entre os anos de 2005 e 2022 e apresentar uma síntese do grau de desenvolvimento do conhecimento sobre o princípio da sólida formação teórica defendido pela ANFOPE. Analisamos, baseado no materialismo histórico dialético, nove teses defendidas na UFBA, instituição com o maior número de produções sobre essa temática no país. Recuperamos a lógica destes estudos e a dinâmica do real que eles expressam. Os estudos convergem na constatação da fragmentação e negação do conhecimento na formação inicial e apresentam elementos teórico-metodológicos para a formação em um curso único de Licenciatura Ampliada em Educação Física.
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