A sólida formação teórica de professores de Educação Física: identificando contradições e possibilidades na produção do conhecimento a partir do PGEDU/UFBA (2005-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v28.82888

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação física, Produção científica

Resumo

Este texto trata da problemática da Formação de Professores de Educação Física. O objetivo foi analisar as teses de doutorado defendidas no PGEDU/UFBA entre os anos de 2005 e 2022 e apresentar uma síntese do grau de desenvolvimento do conhecimento sobre o princípio da sólida formação teórica defendido pela ANFOPE. Analisamos, baseado no materialismo histórico dialético, nove teses defendidas na UFBA, instituição com o maior número de produções sobre essa temática no país. Recuperamos a lógica destes estudos e a dinâmica do real que eles expressam. Os estudos convergem na constatação da fragmentação e negação do conhecimento na formação inicial e apresentam elementos teórico-metodológicos para a formação em um curso único de Licenciatura Ampliada em Educação Física.

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Publicado

2025-12-22

Como Citar

LIMA DE SANTANA, Matheus; DE OLIVEIRA ALBUQUERQUE, Joelma. A sólida formação teórica de professores de Educação Física: identificando contradições e possibilidades na produção do conhecimento a partir do PGEDU/UFBA (2005-2022). Pensar a Prática, Goiânia, v. 28, 2025. DOI: 10.5216/rpp.v28.82888. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/82888. Acesso em: 22 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Diretrizes Curriculares Nacionais e Formação em Educação Física: Projetos em Disputas