Imagem corporal no contexto da Educação Física Escolar: um estudo com estudantes do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v28.78837

Palavras-chave:

Imagem Corporal, Adolescente, Educação Física

Resumo

O estudo objetivou analisar o grau de distorção da imagem corporal de adolescentes e a sua correlação com a participação nas aulas de Educação Física das escolas estaduais de tempo integral no município de Caruaru-PE. Trata-se de um estudo descritivo com delineamento transversal e abordagem quantitativa, em que participaram 74 estudantes de ensino médio de três escolas de tempo integral de Caruaru-PE. A coleta de dados ocorreu por meio de dois questionários, um deles com 20 perguntas baseadas na prática de Educação Física na escola, e o Body Shape Questionnaire (BSQ). A partir dos resultados encontrados, concluiu-se que a maioria (52,7%) apresentou algum grau de distorção da imagem corporal. Não houve correlação entre a imagem corporal e a participação nas aulas de Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Maria Ferreira Santana, Asces-Unita, Caruaru, Pernambuco, Brasil 2019101525@app.asces.edu.br

Grauada em Educação Física no Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES UNITA)

Maria Eduarda Ferreira da Conceição, Asces-Unita, Caruaru, Pernambuco, Brasil 2020103430@app.asces.edu.br

Grauada em Licenciatura em Educação Física no Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES UNITA)

Esther Santos Mendes, Asces-Unita, Caruaru, Pernambuco, Brasil 2018112084@app.asces.edu.br

Grauada em Educação Física no Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES UNITA)

Ana Paula Rodrigues Figueroa, Asces-Unita, Caruaru, Pernambuco, Brasil anafigueiroa@asces.edu.br

Doutora em Educação (UFPE). Docente do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES UNITA)

Downloads

Publicado

2025-06-30

Como Citar

MARIA FERREIRA SANTANA, N.; EDUARDA FERREIRA DA CONCEIÇÃO, M.; SANTOS MENDES, E.; PAULA RODRIGUES FIGUEROA, A.; MARIA MORAES DE OLIVEIRA, V. Imagem corporal no contexto da Educação Física Escolar: um estudo com estudantes do Ensino Médio. Pensar a Prática, Goiânia, v. 28, 2025. DOI: 10.5216/rpp.v28.78837. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/78837. Acesso em: 15 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais