Grupos de escuta com o professorado de Educação Física: uma possibilidade de acolhimento e de formação continuada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v28.82718

Palavras-chave:

Educação Física, Grupo de Escuta, Mal-estar docente, Prática Pedagógica

Resumo

Este ensaio teórico sobre o mal-estar docente de professores de educação física tem os seguintes objetivos: apresentar e refletir sobre
o grupo de escuta como uma possível iniciativa de acolhimento e uma alternativa para a formação continuada dos professores de educação física; (ii) apresentar e analisar os achados que pesquisas vêm encontrando ao desenvolverem esses grupos com professores e (iii) realizar aproximações entre a psicanálise e a educação como uma possível forma de compreender o mal-estar docente de professores de educação física. As aproximações da psicanálise com a educação permitiram compreender que grupos de escuta de professores podem ser constituídos em momentos importantes de partilhas com o outro, promovendo a circulação da palavra e contribuindo para o enfrentamento singular de mal-estares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-09-18

Como Citar

DE LIMA MAGALHÃES, Rafael; HACHLER RICARDO, Karoline; VENTURA BOTOMÉ, Felipe; SCHULTZ WITTIZORECKI, Elisandro. Grupos de escuta com o professorado de Educação Física: uma possibilidade de acolhimento e de formação continuada. Pensar a Prática, Goiânia, v. 28, 2025. DOI: 10.5216/rpp.v28.82718. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/82718. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Ensaios