Grupos de escuta com o professorado de Educação Física: uma possibilidade de acolhimento e de formação continuada
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v28.82718Palavras-chave:
Educação Física, Grupo de Escuta, Mal-estar docente, Prática PedagógicaResumo
Este ensaio teórico sobre o mal-estar docente de professores de educação física tem os seguintes objetivos: apresentar e refletir sobre
o grupo de escuta como uma possível iniciativa de acolhimento e uma alternativa para a formação continuada dos professores de educação física; (ii) apresentar e analisar os achados que pesquisas vêm encontrando ao desenvolverem esses grupos com professores e (iii) realizar aproximações entre a psicanálise e a educação como uma possível forma de compreender o mal-estar docente de professores de educação física. As aproximações da psicanálise com a educação permitiram compreender que grupos de escuta de professores podem ser constituídos em momentos importantes de partilhas com o outro, promovendo a circulação da palavra e contribuindo para o enfrentamento singular de mal-estares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
