Desafios docentes nas aulas de Educação Física: relações étnico-raciais e práticas lúdicas
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v28.80200Palavras-chave:
Diversidade étnico-racial; Lúdico; Educação Física Escolar.Resumo
São várias as questões que a escola enfrenta na vivência de seu cotidiano para cumprir a tarefa de educar. Entre elas estão os preconceitos e as discriminações étnico-raciais. Investigar como os professores de Educação Física lidam com essas temáticas em suas aulas e em que medida a presença lúdica nos anos iniciais do Ensino Fundamental incluem e retratam a diversidade étnico-racial, foi o objetivo dessa investigação. A metodologia contou com observação de campo e entrevistas. Os achados apontam para a grande utilização de atividades lúdicas, entretanto indicam um cenário de silenciamento nas discussões que envolvem as temáticas étnicos-raciais. Constatou-se que as limitações no trato dessas questões esbarram nas formações acadêmicas, mas não apenas.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-04-07 (2)
- 2025-03-31 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).