Esta é uma versão desatualizada publicada em 2025-03-31. Leia a versão mais recente.

Desafios docentes nas aulas de Educação Física: relações étnico-raciais e práticas lúdicas

Autores

  • Manuele Alexandrina Lima Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil manualima15@gmail.com
  • Denise Falcão Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil defalcao1@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v28.80200

Palavras-chave:

Diversidade étnico-racial; Lúdico; Educação Física Escolar.

Resumo

São várias as questões que a escola enfrenta na vivência de seu cotidiano para cumprir a tarefa de educar. Entre elas estão os preconceitos e as discriminações étnico-raciais. Investigar como os professores de Educação Física lidam com essas temáticas em suas aulas e em que medida a presença lúdica nos anos iniciais do Ensino Fundamental incluem e retratam a diversidade étnico-racial, foi o objetivo dessa investigação. A metodologia contou com observação de campo e entrevistas. Os achados apontam para a grande utilização de atividades lúdicas, entretanto indicam um cenário de silenciamento nas discussões que envolvem as temáticas étnicos-raciais. Constatou-se que as limitações no trato dessas questões esbarram nas formações acadêmicas, mas não apenas.

Downloads

Downloads

Publicado

2025-03-31

Versões

Como Citar

ALEXANDRINA LIMA, M.; FALCÃO, D. Desafios docentes nas aulas de Educação Física: relações étnico-raciais e práticas lúdicas. Pensar a Prática, Goiânia, v. 28, 2025. DOI: 10.5216/rpp.v28.80200. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/80200. Acesso em: 15 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais