Trilhando as Bases Filosóficas da Educação Física Escolar: reflexões à luz da práxis
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v28.81561Palavras-chave:
Educação Física, Ensino, FilosofiaResumo
Este texto objetiva apresentar reflexões realizadas no ensino da disciplina de Bases Filosóficas da Educação Física Escolar a partir de sua estruturação temática e metodológica. Ao longo do semestre foram abordadas as principais correntes filosófico-pedagógicas que moldaram a constituição da educação física escolar e suas características, autores e questões fundamentais. Para se promover um maior engajamento e apropriação desses saberes, foram propostas dinâmicas de aprendizagem ativas em cada módulo. O encontro contínuo promovido entre esses planos revelou o potencial do ensino da filosofia para uma compreensão crítica dos processos de educação do corpo e da prática pedagógica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
