Percepções de usuários de um CAPSad da região metropolitana do Recife sobre a atuação dos profissionais de Educação Física no cuidado em saúde mental
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v28.81574Palavras-chave:
atenção secundária à saúde, práticas corporais, saúde mental, usuários de drogasResumo
Trata-se de uma pesquisa transversal descritiva, com abordagem qualitativa, que buscou conhecer as percepções de usuários de um CAPSad da Região Metropolitana do Recife sobre a atuação dos profissionais de Educação Física. Foi realizado um grupo focal com 12 usuários em reabilitação, identificando que álcool e tabaco foram as drogas mais experimentadas e que as práticas corporais vivenciadas são, em geral, esportes, realizados apenas nas dependências do CAPS. A ausência de espaço e de recursos materiais foram apontadas como principais limitações. Os usuários reconhecem a felicidade e a importância das atividades desenvolvidas pelos profissionais de Educação Física para seu bem--estar mental e saúde, contribuindo para a melhora de seus quadros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
