Percepções de usuários de um CAPSad da região metropolitana do Recife sobre a atuação dos profissionais de Educação Física no cuidado em saúde mental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v28.81574

Palavras-chave:

atenção secundária à saúde, práticas corporais, saúde mental, usuários de drogas

Resumo

Trata-se de uma pesquisa transversal descritiva, com abordagem qualitativa, que buscou conhecer as percepções de usuários de um CAPSad da Região Metropolitana do Recife sobre a atuação dos profissionais de Educação Física. Foi realizado um grupo focal com 12 usuários em reabilitação, identificando que álcool e tabaco foram as drogas mais experimentadas e que as práticas corporais vivenciadas são, em geral, esportes, realizados apenas nas dependências do CAPS. A ausência de espaço e de recursos materiais foram apontadas como principais limitações. Os usuários reconhecem a felicidade e a importância das atividades desenvolvidas pelos profissionais de Educação Física para seu bem--estar mental e saúde, contribuindo para a melhora de seus quadros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-09-18

Como Citar

DANIELE DE ARAÚJO SILVA, Juliana; DA CONCEIÇÃO REUBENS LEONIDIO, Ameliane; RAQUEL MENDES DOS SANTOS, Ana. Percepções de usuários de um CAPSad da região metropolitana do Recife sobre a atuação dos profissionais de Educação Física no cuidado em saúde mental. Pensar a Prática, Goiânia, v. 28, 2025. DOI: 10.5216/rpp.v28.81574. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/81574. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais