PSICANÁLISE E INCLUSÃO ESCOLAR UM REDIMENSIONAMENTO DO IDEÁRIO DO DÉFICIT

Auteurs-es

  • Viviane Neves Legnani Universidade de Brasília

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v35i1.13140

Mots-clés :

Inclusão escolar, TDA/H, Psicanálise

Résumé

Tem-se discutido, historicamente, a criação da noção de “criança normal/anormal” a partir dos discursos da psicologia e da medicina no século XIX e XX e destacou-se que, atualmente, a dicotomia entre normalidade/anormalidade, dentro dos parâmetros da psiquiatria biológica, é pensada como resultante de um equilíbrio/desequilíbrio de neurotransmissores. Nessa visão, no caso da infância, a descrição mais utilizada é a de Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Este estudo apontou como essa problemática pode ser discutida a partir da psicanálise e, em torno de uma avaliação diagnóstica, discutiu criticamente a inclusão escolar para essas crianças.

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Publié-e

2011-02-06

Comment citer

LEGNANI, V. N. PSICANÁLISE E INCLUSÃO ESCOLAR UM REDIMENSIONAMENTO DO IDEÁRIO DO DÉFICIT. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 35, n. 1, p. 151–174, 2011. DOI: 10.5216/ia.v35i1.13140. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/13140. Acesso em: 27 sept. 2024.