Vol. 25 (2025): Revista UFG

					Afficher Vol. 25 (2025): Revista UFG

A Revista UFG é um periódico vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal de Goiás. Desde 2019, adota o Sistema de Publicação Contínua (rolling pass), sendo publicada exclusivamente em formato on-line desde 2014. O periódico é mantido, financiado e editado pela universidade em regime de acesso aberto. Criada em 1997, a revista possui circulação nacional e internacional, e tem como missão contribuir com reflexões acerca do universo cultural e da extensão universitária enquanto produtores de conhecimento científico. Articulada aos processos de ensino e pesquisa, busca promover a disseminação de novos saberes, inclusive aqueles a partir de eventos artísticos e culturais, bem como de projetos e programas de extensão.

Os trabalhos publicados são apresentados de forma inter e multidisciplinar em diversas áreas do conhecimento, tais como: Educação; Ensino; Comunicação; Direitos Humanos e Justiça; Cultura; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho; Letras; Linguística e Literatura. A revista aceita originais em português, espanhol, francês e inglês, nas modalidades: artigos originais; artigos de revisão (review); resenhas; relatos de experiência e ensaios visuais. Os textos podem tratar de aspectos específicos de uma determinada área do conhecimento ou assumir caráter inter e multidisciplinar, considerando a metodologia, a fundamentação teórica e a bibliografia.

Publié-e: 2025-03-20

Artigos

Relato

Dossiê Aprendizagem em Processos de Ensino com Pesquisa: Problematizar metatemas e pensar complexo

  • DIMENSIONES DE LA MOTIVACIÓN ACADÉMICA PROMOVIDAS POR DOCENTES DE LA MAESTRÍA EN EDUCACIÓN SUPERIOR, MODALIDAD VIRTUAL, CEPIES-UMSA

    Daphne Fabiola Barrera Gómez, Ramiro Ronald Salazar Antequera
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v25.82812
  • SAÚDE NA ESCOLA Uma revisão integrativa sobre as ações relacionadas a atividade física em escolas pactuadas no PSE

    Renata Carvalho dos Santos, Stefanne Santos Sousa Nascimento, João Henrique Suanno
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v25.82392
  • Avances de la UMSA en innovación al 2025: Un análisis integral de progresos, estrategias y desafíos futuros

    José Javier Chuquimia Moruchi
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v25.82805
  • A EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM TIMOR-LESTE Caminhos possíveis em um contexto sociocultural diverso sob a ótica da complexidade

    Lucimar França dos Santos Souza, Ruy Martins dos Santos Batista, Raimundo Gomes Luz
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v25.82019
  • TRANSDISCIPLINARIEDAD EN LA ENSEÑANZA DE OPERACIONES UNITARIAS Diez Experiencias Integradoras

    Hugo Alberto Mobarec Clavijo
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v25.82722
  • ¿ENERGÍAS RENOVABLES?

    Sonia Patricia Brieger Rocabado
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v25.82810
  • DESARROLLO DE LAS HABILIDADES BLANDAS COMO UNA COMPETENCIA LABORAL EN EL AMBITO EDUCATIVO

    Eliana Susseth Exalto Ruiz
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v25.82804
  • SENSIBILIDADE, PESQUISA E CONSCIÊNCIA NA DOCÊNCIA DO PROFESSOR FORMADOR DO PEDAGOGO

    Ettiène Cordeiro Guérios, Ricardo Antunes de Sá, Karine Ferreira Monteiro
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v25.81984