SENSIBILIDADE, PESQUISA E CONSCIÊNCIA NA DOCÊNCIA DO PROFESSOR FORMADOR DO PEDAGOGO
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v25.81984Palavras-chave:
Consciência, docência, pesquisa, professor formador, sensibilidadeResumo
Este artigo insere-se no campo didático, tendo em vista a docência do professor formador do pedagogo, considerando a dimensão do agir docente. Nesse contexto, o objetivo é discutir a atuação desse formador na perspectiva complexa, com vistas a uma docência sensível, investigativa e consciente. Metodologicamente, foi desenvolvido na modalidade ensaística, com vistas a uma discussão teórica com abordagem reflexiva, a partir do olhar epistemológico da Complexidade e da Transdisciplinaridade. Discute-se a sensibilidade na docência do professor formador, a pesquisa como um princípio didático e possibilidades para uma docência complexa, transdisciplinar, sensível e consciente. Como considerações, aponta-se para a necessidade de o professor formador do pedagogo pensar sua docência de forma transdisciplinar, levando em conta que o pensar, o sentir e o investigar fazem parte de uma teia recursiva em busca da consciência de uma atuação mais humana.
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