SENSIBILIDAD, INVESTIGACIÓN Y CONCIENCIA EN LA DOCENCIA DEL PROFESOR FORMADOR DEL PEDAGOGO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v25.81984

Palabras clave:

Conciencia, docencia, investigar, profesor formador, sensibilidad

Resumen

Este artículo se inscribe en el ámbito didáctico, teniendo en vista la docencia del formador del pedagogo, considerando la dimensión de la acción docente. En este contexto, el objetivo es discutir de este formador desde una perspectiva compleja, con miras a una docencia sensible, investigativa y consciente. Metodológicamente, fue desarrollado en modalidad ensayística, con el propósito de una discusión teórica con un enfoque reflexivo, a partir de la perspectiva epistemológica de la Complejidad y la Transdisciplinariedad. Se discute la sensibilidad en la docencia del profesor formador, la investigación como principio didáctico y las posibilidades para una docencia compleja, transdisciplinaria, sensible y consciente. Como consideraciones, se señala la necesidad de que el formador del pedagogo reflexione sobre su práctica docente de forma transdisciplinaria, teniendo en cuenta que el pensar, el sentir y el investigar forman parte de una red recursiva en la búsqueda de la conciencia de una actuación más humana.

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Biografía del autor/a

Ettiène Cordeiro Guérios, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, ettiene@ufpr.br

Professora Titular na Universidade Federal do Paraná. Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua no Departamento de Teoria e Prática de Ensino, no Programa de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico) e no Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Profissional) da Universidade Federal do Paraná. Membro do Comitê Científico do Centro de Estudos e Pesquisas Edgar Morin. Membro dos seguintes Grupos de Pesquisa certificados pelo CNPq: a) Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, b) Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática e (c) Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação. Líder do grupo TESSITURA: Grupo de Estudos e Pesquisas em Complexidade, Formação de Professores e Educação Matemática.

 

Ricardo Antunes de Sá, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, antunesdesa@gmail.com

Professor Titular aposentado do Setor de Educação. Licenciado em Pedagogia - UFPR (1987). Mestre em Educação - UFPR (1997). Doutor em Educação - UNICAMP (2007). Pós Doutor em Educação - PUCPR (2018). Foi Coordenador Pedagógico da Escola Técnica da UFPR (1995). Coordenador do Curso de Pedagogia da UFPR (1997-1999). Estágio na Universidade Nacional de Educação a Distância UNED em Madrid (1999). Foi um dos fundadores do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da UFPR (1999). Foi coordenador do curso de Pedagogia Séries Iniciais do Ensino Fundamental na modalidade de Educação a Distância da UFPR (1999 a 2002). Foi diretor do Departamento de Difusão e Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (2005 a 2006). Desenvolve estudos na área da formação e atuação de Professores e Pedagogos. Epistemologia da Pedagogia. Pensamento Complexo. Tecnologias e Mídias Digitais aplicadas à Educação. Educação a Distância (EaD). É membro do Grupo de Pesquisa Paradigma Educacionais e Formação de Professores - PUC-PR. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação. É professor do Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional da UFPR na condição de professor voluntário sênior. Foi Coordenador do Programa de Pós Graduação: Teoria e Prática de Ensino pelo biênio 2019-2023. Membro do Comitê Científico do Centro de Estudos e Pesquisa - Edgar Morin.

Karine Ferreira Monteiro, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná, Brasil, pk.monteiro@hotmail.com

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2017). Pós-graduada em Gestão Escolar pela Universidade Positivo (2020) e em Psicopedagogia clínica e institucional pelo ESAP (2010). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2006). Possui experiência docente na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: transdisciplinaridade, complexidade, estágio curricular supervisionado e gestão educacional. Atua como professora colaboradora na Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR, no Departamento de Pedagogia. Professora pesquisadora mentora/orientadora do Programa de Desenvolvimento Educacional do estado do Paraná (PDE). É integrante da equipe gestora do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão "Docência no Ensino Superior" (DES/UEPG); Supervisora do Projeto de Extensão "Laboratório Multidisciplinar de Ensino do Curso de Pedagogia" (LAMPE/UEPG) e do grupo de estudos "Complexidade e Transdisciplinaridade em Educação" (GECOMTE/UEPG); Integrante do Grupo de Pesquisa PEFOP - "Paradigmas Educacionais e Formação de Professores" (PUCPR) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em "Complexidade, Formação de Professores e Educação Matemática" (TESSITURA/UFPR).

Publicado

2025-07-10

Cómo citar

GUÉRIOS, Ettiène Cordeiro; SÁ, Ricardo Antunes de; MONTEIRO, Karine Ferreira. SENSIBILIDAD, INVESTIGACIÓN Y CONCIENCIA EN LA DOCENCIA DEL PROFESOR FORMADOR DEL PEDAGOGO. Revista UFG, Goiânia, v. 25, n. 31, 2025. DOI: 10.5216/revufg.v25.81984. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/81984. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossier Aprendizaje en procesos de enseñanza con investigación: problematización de los metatemas y el pensamiento complejo