SENSIBILIDADE, PESQUISA E CONSCIÊNCIA NA DOCÊNCIA DO PROFESSOR FORMADOR DO PEDAGOGO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/revufg.v25.81984

Mots-clés :

Consciência, docência, pesquisa, professor formador, sensibilidade

Résumé

Este artigo insere-se no campo didático, tendo em vista a docência do professor formador do pedagogo, considerando a dimensão do agir docente. Nesse contexto, o objetivo é discutir a atuação desse formador na perspectiva complexa, com vistas a uma docência sensível, investigativa e consciente. Metodologicamente, foi desenvolvido na modalidade ensaística, com vistas a uma discussão teórica com abordagem reflexiva, a partir do olhar epistemológico da Complexidade e da Transdisciplinaridade. Discute-se a sensibilidade na docência do professor formador, a pesquisa como um princípio didático e possibilidades para uma docência complexa, transdisciplinar, sensível e consciente. Como considerações, aponta-se para a necessidade de o professor formador do pedagogo pensar sua docência de forma transdisciplinar, levando em conta que o pensar, o sentir e o investigar fazem parte de uma teia recursiva em busca da consciência de uma atuação mais humana.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Ettiène Cordeiro Guérios, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, ettiene@ufpr.br

Professora Titular na Universidade Federal do Paraná. Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua no Departamento de Teoria e Prática de Ensino, no Programa de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico) e no Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Profissional) da Universidade Federal do Paraná. Membro do Comitê Científico do Centro de Estudos e Pesquisas Edgar Morin. Membro dos seguintes Grupos de Pesquisa certificados pelo CNPq: a) Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, b) Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática e (c) Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação. Líder do grupo TESSITURA: Grupo de Estudos e Pesquisas em Complexidade, Formação de Professores e Educação Matemática.

 

Ricardo Antunes de Sá, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, antunesdesa@gmail.com

Professor Titular aposentado do Setor de Educação. Licenciado em Pedagogia - UFPR (1987). Mestre em Educação - UFPR (1997). Doutor em Educação - UNICAMP (2007). Pós Doutor em Educação - PUCPR (2018). Foi Coordenador Pedagógico da Escola Técnica da UFPR (1995). Coordenador do Curso de Pedagogia da UFPR (1997-1999). Estágio na Universidade Nacional de Educação a Distância UNED em Madrid (1999). Foi um dos fundadores do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da UFPR (1999). Foi coordenador do curso de Pedagogia Séries Iniciais do Ensino Fundamental na modalidade de Educação a Distância da UFPR (1999 a 2002). Foi diretor do Departamento de Difusão e Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (2005 a 2006). Desenvolve estudos na área da formação e atuação de Professores e Pedagogos. Epistemologia da Pedagogia. Pensamento Complexo. Tecnologias e Mídias Digitais aplicadas à Educação. Educação a Distância (EaD). É membro do Grupo de Pesquisa Paradigma Educacionais e Formação de Professores - PUC-PR. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação. É professor do Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional da UFPR na condição de professor voluntário sênior. Foi Coordenador do Programa de Pós Graduação: Teoria e Prática de Ensino pelo biênio 2019-2023. Membro do Comitê Científico do Centro de Estudos e Pesquisa - Edgar Morin.

Karine Ferreira Monteiro, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná, Brasil, pk.monteiro@hotmail.com

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2017). Pós-graduada em Gestão Escolar pela Universidade Positivo (2020) e em Psicopedagogia clínica e institucional pelo ESAP (2010). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2006). Possui experiência docente na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: transdisciplinaridade, complexidade, estágio curricular supervisionado e gestão educacional. Atua como professora colaboradora na Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR, no Departamento de Pedagogia. Professora pesquisadora mentora/orientadora do Programa de Desenvolvimento Educacional do estado do Paraná (PDE). É integrante da equipe gestora do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão "Docência no Ensino Superior" (DES/UEPG); Supervisora do Projeto de Extensão "Laboratório Multidisciplinar de Ensino do Curso de Pedagogia" (LAMPE/UEPG) e do grupo de estudos "Complexidade e Transdisciplinaridade em Educação" (GECOMTE/UEPG); Integrante do Grupo de Pesquisa PEFOP - "Paradigmas Educacionais e Formação de Professores" (PUCPR) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em "Complexidade, Formação de Professores e Educação Matemática" (TESSITURA/UFPR).

Téléchargements

Publié-e

2025-07-10

Comment citer

GUÉRIOS, Ettiène Cordeiro; SÁ, Ricardo Antunes de; MONTEIRO, Karine Ferreira. SENSIBILIDADE, PESQUISA E CONSCIÊNCIA NA DOCÊNCIA DO PROFESSOR FORMADOR DO PEDAGOGO. Revista UFG, Goiânia, v. 25, n. 31, 2025. DOI: 10.5216/revufg.v25.81984. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/81984. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê Aprendizagem em Processos de Ensino com Pesquisa: Problematizar metatemas e pensar complexo