EDUCAÇÃO NO CAMPO

Experiência em Residência em Saúde Coletiva e Agroecologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v25.80362

Palavras-chave:

Comunidade rural, êxodo rural, feira de profissões, juventude, métodos participativos

Resumo

A Residência em Saúde Coletiva com ênfase em Agroecologia da Universidade de Pernambuco atua em territórios de comunidades tradicionais e camponesas. O trabalho relata a experiência de abordagem da permanência camponesa através da educação no campo e da valorização da cultura. A construção da “Feira de Profissões” foi uma metodologia participativa empregada para promoção da autonomia e protagonismo dos estudantes. Uma educação no campo que promove a participação, a autonomia, a criticidade e a cultura local é fundamental para a transformação da realidade. A inserção das expressões culturais em ambientes escolares auxilia na promoção e valorização dos saberes e tradições locais, no reconhecimento e valorização da identidade camponesa, para uma comunidade fortalecida e para a permanência no campo. A ação reiterou a escola como espaço de valorização da cultura local, fortaleceu a cooperação entre equipamentos sociais, e localizou a juventude como protagonista de sua história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorena Rocha, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil, lorena.clr0@gmail.com

Nutricionista pela UFPE (2015-2020), Especialista em Medicina e Nutrição Vegetariana pela Plenitude Educação (2021-2022), Sanitarista pela UPE, campus Garanhuns (2022-2024), Pesquisadora de campo pela UFPE (2024-atual).

Régia Maria Batista Leite, Universidade de Pernambuco (UPE), Garanhuns, Pernambuco, Brasil, regia.leite@upe.br

Enfermeira formada pela UFPB (2001), especialista em saúde da coletiva, UPE, Mestrado acadêmico pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutorado pelo Instituto Aggeu Magalhães, Fiocruz Pernambuco.

Wanessa da Silva Gomes, Universidade de Pernambuco (UPE), Garanhuns, Pernambuco, Brasil, wanessa.gomes@upe.br

Enfermeira formada pela UPE, especialista em saúde coletiva pela UPE, Mestre em Saúde Coletiva pela UFPE e Doutora pelo Instituto Aggeu Magalhães, Fiocruz Pernambuco. Atua como docente no curso de medicina da UPE, campus Garanhuns, professora permanente do Programa de Mestrado Profissional em Psicologia Práticas e Inovação em Saúde Mental PRISMAL e como professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Saúde Pública do Instituto Aggeu Magalhães, Fiocruz/PE.

Andresa Lira Silva, Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz PE), Recife, Pernambuco, Brasil, andresalira5@gmail.com

Nutricionista formada pela UFPE (2015), especialista em saúde da família com ênfase na população do campo, UPE, campus Garanhuns (2015-2017), sanitarista, pela ESPPE (2018-2020). Mestrado acadêmico pelo Instituto Aggeu Magalhães, Fiocruz Pernambuco (2021-2023), e atualmente cursando o doutorado acadêmico pela mesma instituição (2024-2028).

Thalita Milena Araújo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil, tmilena.26@gmail.com

Mestrado em Nutrição em Saúde Pública pela Universidade Federal de Pernambuco, Sanitarista pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas/Universidade de Pernambuco, Pesquisadora de campo.

Publicado

31-03-2025 — Atualizado em 24-09-2025

Versões

Como Citar

ROCHA, Lorena Correia Leal; BATISTA LEITE, Régia Maria; DA SILVA GOMES, Wanessa; LIRA SILVA, Andresa; MILENA ARAÚJO XAVIER DE AMORIM, Thalita. EDUCAÇÃO NO CAMPO: Experiência em Residência em Saúde Coletiva e Agroecologia. Revista UFG, Goiânia, v. 25, n. 31, 2025. DOI: 10.5216/revufg.v25.80362. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/80362. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos