EDUCAÇÃO NO CAMPO
Experiência em Residência em Saúde Coletiva e Agroecologia
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v25.80362Palavras-chave:
Comunidade rural, êxodo rural, feira de profissões, juventude, métodos participativosResumo
A Residência em Saúde Coletiva com ênfase em Agroecologia da Universidade de Pernambuco atua em territórios de comunidades tradicionais e camponesas. O trabalho relata a experiência de abordagem da permanência camponesa através da educação no campo e da valorização da cultura. A construção da “Feira de Profissões” foi uma metodologia participativa empregada para promoção da autonomia e protagonismo dos estudantes. Uma educação no campo que promove a participação, a autonomia, a criticidade e a cultura local é fundamental para a transformação da realidade. A inserção das expressões culturais em ambientes escolares auxilia na promoção e valorização dos saberes e tradições locais, no reconhecimento e valorização da identidade camponesa, para uma comunidade fortalecida e para a permanência no campo. A ação reiterou a escola como espaço de valorização da cultura local, fortaleceu a cooperação entre equipamentos sociais, e localizou a juventude como protagonista de sua história.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 24-09-2025 (3)
- 09-06-2025 (2)
- 31-03-2025 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista UFG

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.


