A HISTÓRIA DA BIOLOGIA NA HISTÓRIA DO PIBID:

um relato de experiência formativo

Autores

Palavras-chave:

Extensão, Formação de professores, História e Filosofia da Biologia, Material didático

Resumo

Este relato de ensino/extensão problematiza o impacto formativo do PIBID (2014-2024) no contexto da Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG), a partir da discussão sobre a formação-atuação dos egressos e da produção bibliográfica oriunda das atividades desenvolvidas no programa, com a temática relacionada à História e Filosofia da Biologia (HFBio). A partir de dados coletados em um levantamento documental e uma análise a partir de autores dialéticos, percebemos que os egressos do programa avaliado evadiram menos do curso, investiram em formação continuada stricto sensu e pelo menos a metade atua profissionalmente na docência. Em relação à produção, foram elaborados e socializados 50 trabalhos relacionados a HFBio, que além de valorizar a formação conceitual na área podem se constituir em um elemento de formação continuada para outros professores não diretamente envolvidos com o programa. Consideramos que, para além de suas contradições, o PIBID é uma política valorosa para a qualificação de professores no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Sendin Moreira Guimarães , Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, sisendin@ufg.br

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"- UNESP (Campus Araraquara), mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba- UNIMEP, especialista em Educação Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade de São Paulo- USP (São Carlos) e licenciada em Ciências Biológicas pela UNIMEP. Atualmente é professora Associada III do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG). É vinculada ao Programa de Pós-Graduação (Profissional) em Ensino na Educação Básica (PPGEEB) e ao Programa de Pós-Graduação (Acadêmico) em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da UFG (Vice
coordenadora 2022-2024). Coordena o Grupo de Pesquisa Colligat- (re)pensando a formação
de professores de ciências na natureza (UFG).

Cristina da Costa Krewer Mascioli, Universidade Federal de Goiás (UFG) Goiânia, Goiás, Brasil, criskrewer@ufg.br

Doutora em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Bacharel em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Maria. Foi Coordenadora de Área (Biologia- voluntária) do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) entre 2020-2024 e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (UFG) (2021-2023). Atualmente é Professora Adjunta 3 da UFG, presidente do NDE (Núcleo Estruturante de
Ensino) e vice-coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Rones de Deus Paranhos, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil paranhos@ufg.br

Doutor em Educação pela Universidade de Brasília - Faculdade de Educação (2017). É Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2009) e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí (2004). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM - UFG) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE - UFG). Professor da Universidade Federal de Goiás (Departamento de Educação em Ciências - Instituto de Ciências Biológicas). É membro fundador do Grupo de Estudos e Pesquisas Colligat - repensando a formação de professores ciências e biologia; Coordenador da Rede de Pesquisa em Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos (REPEC-EJA); Coordenador do
Centro Memória Viva - Documentação e referência em EJA, Educação Popular e Movimentos Sociais. 

Arquivos adicionais

Publicado

24-11-2025

Como Citar

GUIMARÃES , Simone Sendin Moreira; MASCIOLI, Cristina da Costa Krewer; PARANHOS, Rones de Deus. A HISTÓRIA DA BIOLOGIA NA HISTÓRIA DO PIBID:: um relato de experiência formativo. Revista UFG, Goiânia, v. 25, n. 31, 2025. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/79719. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Relato