A HISTÓRIA DA BIOLOGIA NA HISTÓRIA DO PIBID:
um relato de experiência formativo
Palavras-chave:
Extensão, Formação de professores, História e Filosofia da Biologia, Material didáticoResumo
Este relato de ensino/extensão problematiza o impacto formativo do PIBID (2014-2024) no contexto da Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG), a partir da discussão sobre a formação-atuação dos egressos e da produção bibliográfica oriunda das atividades desenvolvidas no programa, com a temática relacionada à História e Filosofia da Biologia (HFBio). A partir de dados coletados em um levantamento documental e uma análise a partir de autores dialéticos, percebemos que os egressos do programa avaliado evadiram menos do curso, investiram em formação continuada stricto sensu e pelo menos a metade atua profissionalmente na docência. Em relação à produção, foram elaborados e socializados 50 trabalhos relacionados a HFBio, que além de valorizar a formação conceitual na área podem se constituir em um elemento de formação continuada para outros professores não diretamente envolvidos com o programa. Consideramos que, para além de suas contradições, o PIBID é uma política valorosa para a qualificação de professores no Brasil.
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