LA HISTORIA DE LA BIOLOGÍA EN LA HISTORIA DEL PIBID

Un informe de experiencia formativa

Autores/as

Palabras clave:

Extensión, Formación de profesores, Historia y Filosofía de la Biología, Material didáctico

Resumen

Este informe de docencia/extensión problematiza el impacto formativo del PIBID (2014-2024) en el contexto de la Licenciatura en Ciencias Biológicas en el Instituto de Ciencias Biológicas (ICB) de la Universidad Federal de Goiás (UFG), a partir de la discusión sobre la formación- desempeño de egresados y la producción bibliográfica derivada de las actividades desarrolladas en el programa, con la temática relacionada con la Historia y Filosofía de la Biología (HFBio). Notamos que los egresados del programa abandonaron menos el curso, invirtieron en capacitación continua Stricto Sensu y al menos la mitad se desempeña profesionalmente en la docencia. Se elaboraron y socializaron 50 trabajos relacionados con HFBio, que además de valorar la formación conceptual en el área pueden constituir un elemento de formación continua para otros docentes. Consideramos que, además de sus contradicciones, el PIBID es una política valiosa en materia de calificación de docentes en Brasil.

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Biografía del autor/a

Simone Sendin Moreira Guimarães , Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, sisendin@ufg.br

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"- UNESP (Campus Araraquara), mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba- UNIMEP, especialista em Educação Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade de São Paulo- USP (São Carlos) e licenciada em Ciências Biológicas pela UNIMEP. Atualmente é professora Associada III do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG). É vinculada ao Programa de Pós-Graduação (Profissional) em Ensino na Educação Básica (PPGEEB) e ao Programa de Pós-Graduação (Acadêmico) em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da UFG (Vice
coordenadora 2022-2024). Coordena o Grupo de Pesquisa Colligat- (re)pensando a formação
de professores de ciências na natureza (UFG).

Cristina da Costa Krewer Mascioli, Universidade Federal de Goiás (UFG) Goiânia, Goiás, Brasil, criskrewer@ufg.br

Doutora em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Bacharel em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Maria. Foi Coordenadora de Área (Biologia- voluntária) do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) entre 2020-2024 e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (UFG) (2021-2023). Atualmente é Professora Adjunta 3 da UFG, presidente do NDE (Núcleo Estruturante de
Ensino) e vice-coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Rones de Deus Paranhos, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil paranhos@ufg.br

Doutor em Educação pela Universidade de Brasília - Faculdade de Educação (2017). É Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2009) e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí (2004). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM - UFG) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE - UFG). Professor da Universidade Federal de Goiás (Departamento de Educação em Ciências - Instituto de Ciências Biológicas). É membro fundador do Grupo de Estudos e Pesquisas Colligat - repensando a formação de professores ciências e biologia; Coordenador da Rede de Pesquisa em Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos (REPEC-EJA); Coordenador do
Centro Memória Viva - Documentação e referência em EJA, Educação Popular e Movimentos Sociais. 

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Publicado

2025-11-24

Cómo citar

GUIMARÃES , Simone Sendin Moreira; MASCIOLI, Cristina da Costa Krewer; PARANHOS, Rones de Deus. LA HISTORIA DE LA BIOLOGÍA EN LA HISTORIA DEL PIBID: Un informe de experiencia formativa. Revista UFG, Goiânia, v. 25, n. 31, 2025. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/79719. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Relato