NOVOS TENTÁCULOS E VELHAS FRONTEIRAS DO NARCOTRÁFICO NO BRASIL
Desafios políticos e institucionais brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v25.82365Palavras-chave:
Amazônia internacional, narcoecologia, narcotráfico, políticas antidrogasResumo
Este trabalho investiga as políticas públicas e institucionais brasileiras de combate ao narcotráfico internacional, analisando como o crime organizado se territorializa na Amazônia. A pesquisa busca compreender os desdobramentos dessa atividade, incorporando conceitos como narcoecologia, narcoagronegócio e narcomilícias, além dos impactos socioambientais nas comunidades tradicionais, especialmente indígenas e quilombolas. Para isso, adota-se um trânsito da Teoria Crítica para a Ecologia Política como lente teórica, para examinar as interações entre dinâmicas socioambientais. A metodologia é qualitativa, com revisão bibliográfica e análise documental de fontes institucionais e sites oficiais do Governo Federal e Ministério da Defesa. Assim, percebe-se que o narcotráfico na Amazônia degrada o ambiente, afeta comunidades e reforça uma lógica opressora por meio da sua territorialização, revelando a insuficiência das políticas repressivas frente às dinâmicas de poder envolvidas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista UFG

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.


