NOVOS TENTÁCULOS E VELHAS FRONTEIRAS DO NARCOTRÁFICO NO BRASIL

Desafios políticos e institucionais brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v25.82365

Palavras-chave:

Amazônia internacional, narcoecologia, narcotráfico, políticas antidrogas

Resumo

Este trabalho investiga as políticas públicas e institucionais brasileiras de combate ao narcotráfico internacional, analisando como o crime organizado se territorializa na Amazônia. A pesquisa busca compreender os desdobramentos dessa atividade, incorporando conceitos como narcoecologia, narcoagronegócio e narcomilícias, além dos impactos socioambientais nas comunidades tradicionais, especialmente indígenas e quilombolas. Para isso, adota-se um trânsito da Teoria Crítica para a Ecologia Política como lente teórica, para examinar as interações entre dinâmicas socioambientais. A metodologia é qualitativa, com revisão bibliográfica e análise documental de fontes institucionais e sites oficiais do Governo Federal e Ministério da Defesa. Assim, percebe-se que o narcotráfico na Amazônia degrada o ambiente, afeta comunidades e reforça uma lógica opressora por meio da sua territorialização, revelando a insuficiência das políticas repressivas frente às dinâmicas de poder envolvidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gleys Ially Ramos, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins, Brasil, gleys.ramos@mail.uft.edu.br

Professora no Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Geógrafa e Mestra em Desenvolvimento Regional pela UFT. Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pesquisadora Convidada no Instituto Universitario de Estudios de las Mujeres y del Género/Universidad de Granada - Espanha em 2017-2018. Professora Convidada no Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI), 2018. Coordenadora do OUTRAS -Observatório Transdisciplinar sobre Feminismo, Política e Métodos que Grupo de Pesquisa certificado pelo CNPq e OUTRAS - Observatório Feminista (grupo de estudos). Extensionista na Rede de Cidadania e Direitos Humanos (RCDH). Atual coordenadora do LAERI Laboratório de Ensino em Relações Internacionais da UFT. Docente titular das disciplinas de Geografia Política; Geopolítica; Geografia da Amazônia; e Mulheres, Diversidade e Feminismo.

Downloads

Publicado

09-12-2025

Como Citar

MARTINS, Isabella Silva; RAMOS, Gleys Ially. NOVOS TENTÁCULOS E VELHAS FRONTEIRAS DO NARCOTRÁFICO NO BRASIL: Desafios políticos e institucionais brasileiros . Revista UFG, Goiânia, v. 25, n. 31, 2025. DOI: 10.5216/revufg.v25.82365. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/82365. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos