O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NOS TRABALHOS DO MNPEF (2013 – 2025)

Um olhar para o ensino de mecânica no contexto de um projeto de extensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v25.83834

Palavras-chave:

Ensino por investigação, extensão, mecânica

Resumo

Neste trabalho, analisamos dissertações do Mestrado Profissional de Ensino de Física que versam sobre o uso do Ensino por Investigação nos produtos educacionais sobre o ensino de mecânica no Ensino Médio. A pesquisa justifica-se pela capilaridade do referido programa de pós-graduação no território nacional e pela importância do ensino de mecânica na Educação Básica. Ela tem perspectiva qualitativa e narrativa, tendo sido realizada a partir de materiais disponíveis no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, e está situada no contexto do trabalho de extensão empreendido por um grupo de estudos e pesquisa sobre práticas experimentais no Ensino de Ciências. Observamos que, de forma quase unânime, há uma discrepância entre o referencial teórico adotado e as etapas desenvolvidas nos produtos educacionais, com ênfase no trabalho roteirizado e/ou demonstrativo, comprometendo a divulgação científica dos materiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, adrianaaparecida.silva@ufjf.br

Doutora e mestre em Educação pela UFJF, licenciada em Física, professora adjunta da UFJF. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Experimentais no Ensino de Ciências da Natureza – GEPPECIN.

Ciro Bellan, Colégio Stella Matutina, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, professorcirobellan@gmail.com

Licenciado em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre em Ensino de Física pela UFJF / IF Sudeste de Minas, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Professor da rede privada de ensino na cidade de Juiz de Fora, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Experimentais no Ensino de Ciências da Natureza (GEPPECIN), do Departamento de Educação da UFJF, em Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

Izabela Sales, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, izabela.sales@ufjf.br

Licenciada em Física - UFJF (2007) e Mestre em Ensino de Física - UFJF (2017). É professora efetiva de Física da rede estadual de Minas Gerais e técnica de laboratório em Engenharia Elétrica na UFJF. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Experimentais no Ensino de Ciências da Natureza (GEPPECIN), do Departamento de Educação da UFJF, em Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

Pedro Cavalher, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, ppcavalher@gmail.com

Graduando em Ciências Exatas/Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), bolsista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Experimentais no Ensino de Ciências da Natureza (GEPPECIN) e técnico em Eletrotécnica pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSEMG).

Thomás Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, silva.thomas@estudante.ufjf.br

Graduando em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto PIBID – Interdisciplinar em Química, Física e Biologia da UFJF e bolsista voluntário do Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Experimentais no Ensino de Ciências da Natureza – GEPPECIN.

Downloads

Publicado

12-12-2025

Como Citar

SILVA, Adriana Aparecida da; BELLAN, Ciro Lino; SALES, Izabela Talita de; CAVALHER, Pedro Mota; SILVA, Thomás Henrique Silveira. O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NOS TRABALHOS DO MNPEF (2013 – 2025): Um olhar para o ensino de mecânica no contexto de um projeto de extensão. Revista UFG, Goiânia, v. 25, n. 31, 2025. DOI: 10.5216/revufg.v25.83834. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/83834. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos