O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NOS TRABALHOS DO MNPEF (2013 – 2025)
Um olhar para o ensino de mecânica no contexto de um projeto de extensão
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v25.83834Palavras-chave:
Ensino por investigação, extensão, mecânicaResumo
Neste trabalho, analisamos dissertações do Mestrado Profissional de Ensino de Física que versam sobre o uso do Ensino por Investigação nos produtos educacionais sobre o ensino de mecânica no Ensino Médio. A pesquisa justifica-se pela capilaridade do referido programa de pós-graduação no território nacional e pela importância do ensino de mecânica na Educação Básica. Ela tem perspectiva qualitativa e narrativa, tendo sido realizada a partir de materiais disponíveis no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, e está situada no contexto do trabalho de extensão empreendido por um grupo de estudos e pesquisa sobre práticas experimentais no Ensino de Ciências. Observamos que, de forma quase unânime, há uma discrepância entre o referencial teórico adotado e as etapas desenvolvidas nos produtos educacionais, com ênfase no trabalho roteirizado e/ou demonstrativo, comprometendo a divulgação científica dos materiais.
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