ANÁLISE E MELHORIA DO PROCESSO DE LIMPEZA EM UM CENTRO ESPORTIVO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/revufg.v25.79003

Mots-clés :

Centro esportivo, gestão de processos, serviços de limpeza, terceirização

Résumé

O objetivo do  trabalho foi analisar de maneira sistemática os procedimentos empregados pela equipe terceirizada de limpeza de um centro esportivo em São Carlos - SP. A intenção foi identificar as falhas recorrentes mais significativas e, com base nesse entendimento, elaborar uma solução viável. A abordagem qualitativa, utilizando estudo de caso e a metodologia de gestão de processos, revelou-se eficaz na análise e solução de desafios operacionais. A pesquisa resultou na implementação de um manual que aborda a organização do espaço de trabalho, o fluxo prioritário de tarefas e canais de comunicação eficientes, contribuindo para uma gestão operacional mais eficaz. O manual, além de impactar positivamente na eficiência operacional, pode servir como referência para futuras pesquisas sobre gestão de processos e integração de funcionários terceirizados. Pesquisas futuras podem explorar a eficácia a longo prazo do manual, adaptando o modelo a diversas organizações e investigando estratégias adicionais para otimizar a integração de novos funcionários terceirizados, contribuindo para o desenvolvimento contínuo de práticas gerenciais eficientes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Gabriela Ishikawa Boniholi, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil, gabrielaboniholi@estudante.ufscar.br

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Administração e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Graduada em Licenciatura em Educação Especial também pela UFSCar. Atual membro do Laboratório de Simulação, Ergonomia e Projeto de Situações Produtivas (SimuCAD/PSPLab) no Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar; e bolsista no projeto de extensão intitulado “Efetividade e coesão social dos Programas e Projetos das Apaes voltados à inclusão de pessoas com deficiência no mundo do trabalho”.

Igor Douglas Rocha Niemeyer, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil, niemeyer.igor@gmail.com

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Administração e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Gerente Administrativo e Financeiro no SESI São Carlos.

Karina Garcia Padilha, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil, padilhaka18@gmail.com

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Administração e Sociedade, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Formada em licenciatura em Educação Especial pela mesma universidade. É proprietária da marca registrada ManiPura Produtos Naturais, localizada na cidade de São Carlos-SP.

Ana Rita Tiradentes Terra Argoud, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil, ana.terra.argoud@gmail.com

Engenheira e Mestre em Engenharia de Produção (UFSCar), Doutora em Engenharia Mecânica (USP). Professora da Faculdade de Tecnologia de São Carlos (Fatec) e do Programa de Pós Graduação em Administração e Sociedade (UFSCar), onde foi realizada esta pesquisa. Assessora de Planejamento na FAI-UFSCar. Áreas de interesse em pesquisa: gestão por processos, gestão da cadeia de suprimentos,
gestão de operações, planejamento e controle da produção, gestão da qualidade, empreendedorismo.

Téléchargements

Publié-e

2025-10-28

Comment citer

BONIHOLI, Gabriela Ishikawa; NIEMEYER, Igor Douglas Rocha; PADILHA, Karina Garcia; ARGOUD, Ana Rita Tiradentes Terra. ANÁLISE E MELHORIA DO PROCESSO DE LIMPEZA EM UM CENTRO ESPORTIVO. Revista UFG, Goiânia, v. 25, n. 31, 2025. DOI: 10.5216/revufg.v25.79003. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/79003. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos