GEOECONOMIA POLÍTICA MULTINÍVEL
Relato de projeto de ensino em nível de graduação nas disciplinas de Economia Política e História do Pensamento Econômico
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v25.81080Palavras-chave:
Análise de conjuntura, ciências econômicas, economia política, projeto de ensinoResumo
Este trabalho realiza um balanço do projeto de ensino Geoeconomia Política Multinível, contemplando o ciclo 2023-2024 de atividades. O referido projeto de ensino se desenvolveu a partir do esforço do docente coordenador de experimentar uma dinâmica mais interativa em suas aulas, focando no diálogo e debate acerca de temas pertinentes à geopolítica contemporânea e que tenham interface com o próprio interesse dos discentes. Essa experimentação se iniciou com o retorno às aulas presenciais após a pandemia de COVID-19 em 2020 e 2021 e devido ao potencial positivo identificado, ela foi estruturada para se tornar um projeto de ensino formalizado na Universidade Federal de Goiás (UFG), respondendo ao estímulo da gestão superior para se criar projetos de ensino. O presente artigo, além de apresentar detalhadamente a metodologia adotada, também apresenta cada um dos tópicos discutidos com seus respectivos materiais de referência, assim como uma análise sintética de cada um deles. Os principais resultados até agora são de dois tipos: primeiro, uma participação ativa dos discentes na definição dos temas de análise aplicada, diminuindo a distância entre teoria e prática referente ao conteúdo programado das disciplinas curriculares em questão e, segundo, o estabelecimento de um portal de entrada muito convidativo para a iniciação científica.
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