A EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM TIMOR-LESTE
Caminhos possíveis em um contexto sociocultural diverso sob a ótica da complexidade
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v25.82019Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Formação Continuada, Pensamento Complexo, TransdisciplinaridadeResumo
Este artigo discorre sobre a educação inclusiva em Timor-Leste, na Ásia. A educação inclusiva é um tema de extrema relevância, bem como complexo, especialmente em contextos sociopolíticos e culturais diversos como o de Timor-Leste. Muito voltada à atuação docente, a educação inclusiva tem sido concebida de diferentes modos por educadores(as) que ou temem enfrentá-la, ou veem-na como encantadora. Neste estudo, pretende-se explorar a aplicação do pensamento complexo (Morin, 2004, 2005) na educação inclusiva em Timor-Leste, vislumbrando uma rearticulação de espaços sociais, tempos histórico-políticos e metodologias pedagógicas, consoante os desafios e as oportunidades que emergem dessa interseção. Assim, busca-se compreender, na ótica do pensar complexo, o Currículo Nacional do Primeiro e Segundo Ciclos do Ensino Básico (2014), como elemento que legitima a proposta da educação inclusiva em Timor. O pensamento complexo associado à transdisciplinaridade (Nicolescu, 1999) é uma abordagem teórico-metodológica que busca uma tomada de consciência, propondo uma nova organização dos saberes no plano das ideias, interligando assim os conhecimentos. O ponto de partida é a problematização acerca de como são articulados os elementos que surgem do campo de estudos da formação básica, em Timor-Leste, e como se dão as relações presentes nos fenômenos educacionais, tendo em conta as orientações estabelecidas pelo referido currículo. A discussão sobre o tema revelou caminhos possíveis que possibilitam (re)(inter)ligar conhecimentos presentes no currículo.
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