A EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM TIMOR-LESTE

Caminhos possíveis em um contexto sociocultural diverso sob a ótica da complexidade

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/revufg.v25.82019

Mots-clés :

Educação Inclusiva, Formação Continuada, Pensamento Complexo, Transdisciplinaridade

Résumé

Este artigo discorre sobre a educação inclusiva em Timor-Leste, na Ásia. A educação inclusiva é um tema de extrema relevância, bem como complexo, especialmente em contextos sociopolíticos e culturais diversos como o de Timor-Leste. Muito voltada à atuação docente, a educação inclusiva tem sido concebida de diferentes modos por educadores(as) que ou temem enfrentá-la, ou veem-na como encantadora. Neste estudo, pretende-se explorar a aplicação do pensamento complexo (Morin, 2004, 2005) na educação inclusiva em Timor-Leste, vislumbrando uma rearticulação de espaços sociais, tempos histórico-políticos e metodologias pedagógicas, consoante os desafios e as oportunidades que emergem dessa interseção. Assim, busca-se compreender, na ótica do pensar complexo, o Currículo Nacional do Primeiro e Segundo Ciclos do Ensino Básico (2014), como elemento que legitima a proposta da educação inclusiva em Timor. O pensamento complexo associado à transdisciplinaridade (Nicolescu, 1999) é uma abordagem teórico-metodológica que busca uma tomada de consciência, propondo uma nova organização dos saberes no plano das ideias, interligando assim os conhecimentos. O ponto de partida é a problematização acerca de como são articulados os elementos que surgem do campo de estudos da formação básica, em Timor-Leste, e como se dão as relações presentes nos fenômenos educacionais, tendo em conta as orientações estabelecidas pelo referido currículo. A discussão sobre o tema revelou caminhos possíveis que possibilitam (re)(inter)ligar conhecimentos presentes no currículo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Lucimar França dos Santos Souza, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, lucimar8591@hotmail.com

Lucimar França dos Santos Souza, Licenciatura Plena em Letras-Português Inglês (FEUC-RJ); Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (UNICLAR-SP), Mestrado em Estudos Linguísticos (UFG-GO) e Doutorado em Linguística (UnB-DF). Voluntariado em Timor-Leste, no Instituto Católico para Formação de Professores (ICFP), em Baucau, de 2005 a 2007. Cooperante internacional de educação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Agência Brasileira de Cooperação (ABC), no período de 2009 a 2017. Atuação docente há 36 anos, incluindo a formação básica e o ensino superior. Ensino de Língua Portuguesa e respectivas literaturas, bem como Metodologia do Ensino de Português. Intercâmbio de Inglês na África do Sul (Cape Town, 2007-2008). Docência em Timor-Leste (Sudeste asiático): 1. Formação Inicial e Continuada de professores da Educação Básica; 2. Consolidação do Uso da Língua Portuguesa na Administração Pública. Pesquisa em Timor-Leste: 1. Política Linguística vigente; 2. Processo de inclusão de estudantes com deficiência no ensino básico. Revisora de textos. Nível avançado de Inglês. Suficiência na língua tetum, uma das línguas oficiais de Timor-Leste.

Ruy Martins dos Santos Batista, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Palmas, Tocantins, Brasil, ruymartinsbatista@gmail.com

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Letras pela UFT. Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins-IFTO, Campus Palmas. Integrante dos Grupos de Pesquisa: Os significantes e os significados do ensino e da produção de textos: pesquisa, ação e reflexão (UnB/CNPq), e Práticas de Linguagens (UFT/CNPq). 

Raimundo Gomes Luz, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá, Amapá, Brasil, raymundogomes@outlook.com

Mestrando em Educação Inclusiva pelo Programa de Mestrado Profissional da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Alfabetização Matemática pelas Faculdades Unificadas de Foz do Iguaçu (UNIFOZ). Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Professor da Educação Básica na Secretaria de Estado da Educação do Amapá (SEED/AP).

 

Téléchargements

Publié-e

2025-08-12

Comment citer

SOUZA, Lucimar França dos Santos; BATISTA, Ruy Martins dos Santos; LUZ, Raimundo Gomes. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM TIMOR-LESTE: Caminhos possíveis em um contexto sociocultural diverso sob a ótica da complexidade. Revista UFG, Goiânia, v. 25, n. 31, 2025. DOI: 10.5216/revufg.v25.82019. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/82019. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê Aprendizagem em Processos de Ensino com Pesquisa: Problematizar metatemas e pensar complexo