Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Current
Archives
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 21 No. 1 (2010)
Vol. 21 No. 1 (2010)
Published:
2012-06-11
Apresentação
Maria Izabel Barnez Pignata
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16277
EXPEDIENTE E FICHA CATALOGRÁFICA
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16544
Editorial
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16211
Artigos
O papel do educador como tutor de resiliência à luz das ideias de Boris Cyrulnik
Antonino Condorelli, Clarice Ferreira Guimarães, Cláudia Regina da Silva de Azevedo
20
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16275
Teoria, prática, estágio supervisionado e formação docente
Deise Nanci de Castro Mesquita
37
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16276
Desafios do estágio curricular pré-profissional e algumas inovações presentes nas práticas dos estagiários, referidas pelos professores da Educação Básica
Margarete Schmoel Lichtenecker, Eduardo A. Terrazzan
56
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16282
Formação inicial de professores: um campo de sentido e de compreensão das relações com o magistério
Kelly Cristina Ducatti-Silva
72
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16283
O mundo do trabalho e a Educação Física: a formação em questão
Pítias Alves Lobo, Tiago Onofre
83
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16284
A formação inicial em cursos de licenciatura: o caso dos alunos estagiários da UFSM
Sandra Agostini, Eduardo Adolfo Terrazzan
99
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16289
A formação inicial do professor de Matemática: algumas de suas reflexões durante o estágio supervisionado
Rafael Gomes Xavier, Jaqueline Araújo Civardi
117
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16290
As potencialidades do computador para o ensino da Matemática em um grupo de estudos
Luciano Feliciano de Lima
136
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16291
Uso do software Winplot para o estudo de Trigonometria
Avani Maria Calmon Rocha
151
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16292
A utilização de diários dialogados na formação universitária de professores de Inglês: um convite à reflexão
Barbra Sabota
166
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16293
El Español como Lengua Extranjera (e/le): en búsqueda de la adquisición de una voz identitaria
Cleidimar Aparecida Mendonça e Silva, Lucielena Mendonça de Lima
184
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16295
Um olhar sobre a didática de Geografia em Portugal
Eunice Isaias da Silva, Lana de Souza Cavalcanti, Sérgio Claudino Nunes
200
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16299
A pesquisa na formação inicial de professores de Biologia
Monica Lopes Folena Araújo, Tereza Luiza de França
215
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16300
Relatos de Experiências
A formação continuada dos professores de História no contexto das políticas públicas para a Educação Básica em Mato Grosso
Valéria Lucas Filgueiras
228
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16309
Os desafios para a construção de uma história local – o caso de Leopoldina , Zona da Mata de Minas Gerais
Natania Aparecida da Silva Nogueira, Lucilene Nunes Silva
242
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16310
Produção de figurino X formação docente continuada: desafios de uma experiência com alunos da Educação Básica
Kelly Bianca Clifford Valença
254
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16311
Estágio supervisionado na Licenciatura em Ciências Biológicas: relato de experiência do estágio e do projeto de intervenção sobre relações de gênero e música
Thiago Lopes Rocha, Rones de Deus Paranhos, Fernando Aparecido de Moraes
268
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16312
Outros Artigos
Transversalidade e empowerment no material do Probio: breves considerações bibliográficas para Educação Ambiental
Valeriê Cardoso Machado
289
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16304
Ideologias totalitárias nas práticas educativas
José João Neves Barbosa Vicente
303
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16305
O Ensino Médio noturno e o mundo do trabalho: rasura e permanência (1971-1996)
Deane Monteiro Vieira Costa, Larissa Zanin, Maria Amélia Dalvi
315
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16306
A visão do bioma Cerrado no Ensino Fundamental do município de Goiânia e sua relação com os livros didáticos utilizados como instrumento de ensino
Taís Borges Costa, Marcela Peixoto dos Santos, Daniel Orsi Laranjeira, Lorena Dall’Ara Guimarães
337
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16307
Consciência sobre a importância da correção de erros
Miliane Moreira Cardoso Vieira
350
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16308
Resenhas
DUBET, F. O que é uma escola justa? A escola das oportunidades
Magali Saddi Duarte
356
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16317
LÜDKE, M. et al. O que conta como pesquisa? São Paulo: Cortez, 2009
Néri Emílio Soares Júnior
360
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16318
Resumos de trabalhos acadêmicos
A linguagem dos quadrinhos na mediação do ensino de Geografia: charges e tiras de quadrinhos no estudo de cidade
Eunice Isaias da Silva
366
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16319
Objetos biográficos e narradores de Hidrolândia-GO: ressonâncias patrimoniais
Clêidna Aparecida de Lima
370
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16320
Estágio supervisionado de LE: um estudo de caso sobre a formação universitária de professores de Inglês na UFG
Barbra Sabota
374
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16321
Sanclerlândia-GO: do Povoado do Cruzeiro às novas centralidades
Elson Rodrigues Olanda
377
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16322
O lúdico e a Educação Ambiental na formação de professores: diálogos possíveis
Larissa de Mello Evangelista
381
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16323
Make a Submission
Make a Submission
Language
English
Español (España)
Português (Brasil)
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Developed By
Open Journal Systems