Uso do software Winplot para o estudo de Trigonometria
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16292Resumo
O uso de novas tecnologias na escola pode reforçar a tentativa constante de solução das dificuldades encontradas no ensino da Matemática em qualquer nível de ensino, proporcionando uma motivação diferente das aulas teórico-expositivas e também trabalhando com o lado intuitivo de cada aluno. Para incorporar esse recurso no processo de ensino e aprendizagem, várias estratégias têm sido adotadas. Uma delas é o desenvolvimento e aperfeiçoamento de softwares educacionais que oferecem instâncias físicas em que podem ser feitas manipulações diretas sobre diferentes representações visuais apresentadas na tela do computador, o que não ocorre com o uso do lápis e papel ou do quadro. Tal método permite ao aluno ver algumas importantes características e/ou propriedades dessas representações, além de tornar a aula mais dinâmica e lúdica, estimulando o grupo e despertando o interesse, modificando significativamente o papel do professor no processo de aprendizagem. Dentro desse contexto, destaca-se, neste artigo, como o professor de Ensino Médio pode fazer uso do software educacional Winplot, em construções geométricas para visualização dos conceitos e propriedades relacionadas às funções trigonométricas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-11-24
Como Citar
ROCHA, A. M. C. Uso do software Winplot para o estudo de Trigonometria. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 151, 2011. DOI: 10.5216/rp.v21i1.16292. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/138. Acesso em: 11 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).