v. 34 n. 2 (2023): Dossiê Iniciação à Pesquisa Científica na Educação Básica

					Visualizar v. 34 n. 2 (2023): Dossiê Iniciação à Pesquisa Científica na Educação Básica
Publicado: 2024-12-29

Dossiê Iniciação à Pesquisa Científica na Educação Básica

  • Iniciação à Pesquisa Científica na Educação Básica como Forma de Estímulo ao Interesse dos Estudantes

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81340
    Cláudia Fernanda de Carvalho Batista, Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto
    15-28
  • A pesquisa escolar no Ensino Médio: análise da produção acadêmica no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81341
    Sheila Cristina Frazão, Fernanda Cruvinel Pimentel
    29-45
  • Práticas de Iniciação à Pesquisa nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Possibilidades a partir de uma proposta de espiral investigativa

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81342
    Mateus Lorenzon, Jacqueline Silva da Silva, Luiz Marcelo Darroz, Cleci Teresinha Werner da Rosa
    46-71
  • O estudante da Educação Básica como pesquisador: investigando e fazendo matemática

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81344
    Luciana Parente Rocha, Marcos Antonio Gonçalves Júnior, Míriam do Rocio Guadagnini, Renato Sardinha
    72-91
  • A Iniciação Científica na Educação Básica: o que dizem os estudantes do Agreste Pernambucano ao chegarem à Universidade?

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81345
    Maria Joselma do Nascimento Franco, Ray-lla Gouveia
    92-109
  • El Eslogan Publicitario como Recurso Didáctico en La Enseñanza de Lengua Castellana y Literatura

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81347
    Nuria de los Reyes Sánchez Rodríguez
    110-129
  • Iniciação Científica nos anos finais do Ensino Fundamental: uma análise discursiva de memes sobre a Covid-19

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81348
    Flávia Motta de Paula Galvão, Fernanda Motta de Paula Resende, Rafael Caponi dos Santos, Rogério de Castro Ângelo
    130-147
  • Iniciação Científica e Tecnológica no Ensino Médio no Âmbito dos Institutos Federais: Práticas, Desafios e Contribuições Formativas

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81349
    Iandra Maria Weirich da Silva Coelho
    148-166
  • Iniciação Científica no Ensino Médio: reflexões e experiências de jovens negros em duas escolas públicas de Governador Valadares/MG

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81350
    Lucinei Pereira da Silva, Michelle Gonçalves Rosa, Fernanda Cristina De Paula, Rita Cristina de Souza Santos
    167-188
  • Aprendizagem por investigação: um relato de experiência sobre Iniciação Científica

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81354
    Cicero Inacio dos Santos, Nelson Antonio Pirola
    189-205
  • Letramento Científico Crítico na formação e atuação do/a professor/apesquisador/a

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81355
    Lucas Campos Borges, Sostenes Lima
    206-223
  • A Iniciação Científica na Educação Integral de Goiás: Atuação, Formação Continuada de Perspectivas Docentes

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81356
    Lidiane Lima da Costa Vilela, Juliana Simião Ferreira, Wanessa Cristiane Gonçalves Fialho
    224-242

Outros Artigos

  • Água, Fonte de Aprendizagem: Projeto Transdisciplinar de Ensino e Aprendizagem

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81357
    Marilza Vanessa Rosa Suanno, Luiz Síveres, Lucicleide Araujo Sousa Alves
    244-266
  • Concepções de ciência e cientista de alunos do ensino fundamental

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81358
    Rosemeri Pimentel, Jonas Cegelka da Silva, Raquel Fernanda Ghellar Canova
    267-279
  • Ser mulher-mãe-estagiária-sobrevivente: um relato de experiência sobre o estágio docente em língua francesa no Ensino remoto emergencial

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81359
    Jakelline Prado dos Santos, Sirlene Terezinha de Oliveira
    280-297