Informação para Autores
INFORMAÇÕES GERAIS
A Revista Polyphonía é um periódico de publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae) da Universidade Federal de Goiás, cujo propósito é divulgar trabalhos originais e inéditos relacionados ao ensino na educação básica. Sua configuração contempla, portanto, artigos e relatos de experiências pedagógicas, que se insiram na área da Educação. Os trabalhos divulgados são de professores/pesquisadores do Cepae e de demais unidades da UFG, bem como de outras instituições de ensino de Goiás, do Brasil e do exterior.
Autores com graduação ou graduandos somente poderão submeter contribuições atrelados a um professor do Ensino Superior (em nível de graduação ou de pós-graduação).
Todos os textos encaminhados para publicação serão avaliados pelo comitê editorial da revista e, se aprovados, serão encaminhados à avaliação dos consultores da área de conhecimento da pesquisa, de instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais. Pequenas modificações e correções nos textos que receberem parecer favorável serão feitas pela própria comissão; alterações mais substanciais sugeridas pelos consultores serão encaminhadas aos autores, com os manuscritos para revisão.
Os artigos podem ser encaminhados em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e/ou Língua Espanhola.
PREPARAÇÃO DOS ORIGINAIS
O artigo deverá conter no mínimo 10 e no máximo 15 páginas. As normas a seguir têm como referência as normas da ABNT.
- Editor de texto: Word for Windows.
- Folha: A4 (210mm x 297mm).
- Margens: 2,5cm
- Fonte: Times New Roman, tamanho 12, notas de rodapé e citações destacadas do texto (tamanho 10).
- Espacejamento: 1,5 de entrelinhas para o corpo do texto (exceto resumo, palavras-chave, abstract, keywords, legendas, notas de rodapé, citações destacadas do texto e referências bibliográficas, os quais serão formatados com espacejamento simples de entrelinhas).
Os artigos deverão conter o título no idioma da publicação, acompanhado de resumo (entre 200 e 250 palavras, no idioma do artigo, sem referências e em parágrafo único) e de palavras-chave (no máximo cinco, com inicial minúscula e separadas por vírgula). Deverão apresentar também título em inglês, abstract e keywords.
O nome do autor (ou autores) deverá vir logo após o título do texto (à direita), com uma nota de rodapé com os seguintes dados: maior titulação, vínculo institucional e endereço eletrônico.
As ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos e mapas), que serão denominadas figuras (abreviadas como Fig. ao longo do texto e nas legendas), deverão ser numeradas consecutivamente e com algarismos arábicos.
As tabelas deverão ser numeradas também com algarismos arábicos e deverão apresentar títulos claros e concisos, além da indicação das fontes correspondentes.
As unidades de medida deverão estar separadas, por um espaço, dos algarismos que as precederem (por exemplo: 15 cm, e não 15cm).
Siglas e abreviações deverão estar seguidas de suas significações.
As citações com mais de três linhas deverão ser destacadas, sem entrada de parágrafo, com recuo de texto de 4 cm, em espaço simples, com entrelinhas duplas antes e depois da transcrição, digitadas em fonte 10.
As menções a autores, no correr do texto, mas destacadas dele, deverão subordinar-se à forma autor-data, entre parênteses e com apenas a inicial maiúscula, como no exemplo: (Frigotto, 1998). Se inserido no texto, o nome do autor constará fora dos parênteses e apenas com a inicial maiúscula, como no exemplo: “Conforme Frigotto (1998)”. Diferentes títulos do mesmo autor e com a mesma data deverão ser diferenciados pela adição de uma letra após a data: (Kuenzer, 2000a), (Kuenzer, 2000b). Quando houver citação de um texto com mais de três autores, deverá ser usado o sobrenome do primeiro autor seguido de et al.: Ferreira et al. (2000). Apenas as referências citadas no texto deverão ser apresentadas ao final do artigo, em ordem alfabética, conforme exemplos:
REFERÊNCIA DE LIVRO
BRAGGIO, S. L. B. Leitura e alfabetização: da concepção mecanicista à sociopsicolinguística. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1992.
REFERÊNCIA DE ARTIGO DE PERIÓDICO
CASTAÑOS, F. Dez contradições no enfoque comunicativo. Trabalhos em Linguística Aplicada. Campinas, SP, n. 21, p. 65-78, 1993.
FILETTI, E. Da linguagem em seus aspectos orais e escritos. Revista Solta a Voz. Goiânia, v. 15, n. 1, p. 29-42, jan./jun. 2004.
REFERÊNCIA DE CAPÍTULO DE LIVRO
FRIGOTTO, G. Educação, crise do trabalho assalariado e do desenvolvimento: teorias em conflito. In: FRIGOTTO, G. (Org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. p. 25-54.
REFERÊNCIA DE DISSERTAÇÕES E TESES
CONSOLO, A. D. O livro didático como insumo na aula de língua estrangeira (Inglês) na escola pública. 1990. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 1990.
SOUZA, L. V. As proezas das crianças: das mal traçadas linhas ao texto de opinião. 2001. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Faculdade de Letras, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
REFERÊNCIA DE INTERNET
ARAÚJO, R. M. de L. A reforma da educação profissional sob a ótica da noção de competências. Disponível em: < http://anped.org.br >. Acesso em: 22 out. 2020.
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