Anúncios

Edição Atual

v. 35 (2024): Dossiê Travessias das Filosofias Africanas entre os modelos de ensino e aprendizagem
					Visualizar v. 35 (2024): Dossiê Travessias das Filosofias Africanas entre os modelos de ensino e aprendizagem
Publicado: 2025-11-04

Dossiê Travessias das Filosofias Africanas: entre modelos de ensino e aprendizagem

  • Pulsões revitalizadoras da África para educação brasileira: formas sociais

    Marcos Borges dos Santos Júnior
    8-23
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v35i1.80992
  • Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí e a filosofia da senioridade

    Aline Matos da Rocha
    24-34
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v35i1.81536
  • Contracolonização, linguagens e educação: da guerra por territórios a uma educação contracolonizadora

    Débora Cristina de Araujo, Ludovico Muniz Lima
    35-47
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v35i1.81569
  • Filosofia, Ciência e Educação: pensares sobre um futuro sustentável, justo e inclusivo

    Lorena Silva Oliveira
    48-62
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v35i1.81593
  • Imaginário Afro-brasileiro como dimensão pedagógica da educação

    Julvan Moreira de Oliveira, Jussara Alves da Silva, Luan Pedretti de Castro Ferreira
    63-78
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v35i1.81827
  • As Encruzilhadas da Ancestralidade em Exu e a abertura de possibilidades à Filosofia Africana e Afro-brasileira

    Francisco Vitor Macedo Pereira
    79-94
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v35i1.81892
  • Filosofia da oralidade: saberes transatlânticos na educação

    Antonio Filogênio de Paula Junior
    95-104
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v35i1.82494
  • Por uma filosofia afro-pindorâmica criacional: horizontes políticos entre ensinar, aprender e lutar

    Wanderson Flor do Nascimento
    105-121
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v35i1.83235
  • Filosofias Africano-Brasileiras: aterramento diaspórico nas práticas educativas

    Luís Thiago Freire Dantas, Adilbênia Freire Machado
    122-133
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v35i1.83233
Ver Todas as Edições
Editora-Chefe Profa. Dra. Letícia de Souza Gonçalves, Universidade Federal de Goiás, Brasil.

ISSN (impresso): 2236-0514
ISSN (eletrônico): 2238-8850