Filosofia da oralidade: saberes transatlânticos na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v35i1.82494

Resumo

Este artigo apresenta a tradição oral a partir da exposição de Amadou Hampaté Bâ (2003; 2010) como fundamento da reflexão da filosofia da oralidade proposta por Paula Junior (2019; 2020; 2022) para pensar processos de preservação e transmissão de epistemologias de matriz africana no continente africano e na diáspora. Aspectos como a própria oralidade, a ancestralidade, a corporeidade, a espiritualidade e a comunidade foram mantidos em corpos negros transatlânticos, mesmo com as agruras da escravidão moderna, como salienta Maria Antonieta Antonacci (2014). Estes traços foram preservados no vasto universo cultural afro-brasileiro distribuído de norte a sul do Brasil e são transmitidos em espaços sociais, culturais e educativos que podem ser pensados como espaços quilombolas de resistência distribuídos em diferentes localidades, entre elas os espaços urbanos. Estes saberes e o seu modelo de transmissão pautado na oralidade apresentam uma metodologia educativa que pode contribuir para a educação escolar ampliando as possibilidades de aplicação da Lei Federal n.11.645/2008 que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena na educação. Esta análise demonstra a sua eficácia na própria historicidade da presença negra no Brasil com a preservação de suas culturas e modos de resistir ao período escravista e a resiliência nas lutas por direitos de cidadania. Estabelece no horizonte da filosofia africana de matriz bantu uma ética de convivialidade em que as diferenças são valorizadas e ampliam as possibilidades do conhecimento.

Palavras-chave: tradição, oralidade, filosofia, educação, cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Filogênio de Paula Junior, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil, antoniofilogenio.claretiano@gmail.com

Graduado em Filosofia, pós-graduado em Filosofia e ensino de filosofia pelo Centro Universitário Claretiano, mestre e doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Pós-doutorando/CAPES na FCA - Faculdade de Ciências Aplicadas - ICHSA - Instituto de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Unicamp.

Downloads

Publicado

2025-11-04 — Atualizado em 2025-11-07

Versões

Como Citar

JUNIOR, Antonio Filogênio de Paula. Filosofia da oralidade: saberes transatlânticos na educação. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 35, n. 1, p. 95–104, 2025. DOI: 10.5216/rp.v35i1.82494. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/82494. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Travessias das Filosofias Africanas: entre modelos de ensino e aprendizagem