Contracolonização, linguagens e educação: da guerra por territórios a uma educação contracolonizadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v35i1.81569

Resumo

O presente artigo, de natureza ensaística, tem por objetivo debater sobre a contracolonização no contexto da educação acadêmica tendo a linguagem como campo de efetivação de territorialidades e perspectivas educativas colonizadoras e contracolonizadoras, a partir da obra de Antônio Bispo dos Santos (2015; 2018; 2023). O artigo faz uma breve revisão sobre o contexto da invasão colonial ao Brasil enquanto guerra por território desdobrada até os dias atuais, destacando operações desta guerra conduzidas no campo da linguagem. O terço final do texto dedica-se a problematizar as universidades brasileiras refletindo sobre um modelo eurocêntrico de Educação e sobre possibilidades contracolonizadoras no campo acadêmico.

Palavras-chave: Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí, filosofia africana, senioridade, Oxum, ensino de filosofia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludovico Muniz Lima, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil, ludovicomunizlima9@gmail.com

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Mestre profissional em Ensino de Humanidades pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e graduado em Geografia pela (Ufes).

Débora Cristina de Araujo, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil, debora.c.araujo@ufes.br

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Graduada em Letras - Português/Inglês pela Universidade do Estado do Paraná, Campus de Paranavaí. Professora de Educação das Relações Étnico-Raciais no Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), pela UFES.

Downloads

Publicado

2025-11-04 — Atualizado em 2026-01-12

Versões

Como Citar

LIMA, Ludovico Muniz; ARAUJO, Débora Cristina de. Contracolonização, linguagens e educação: da guerra por territórios a uma educação contracolonizadora. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 35, n. 1, p. 35–47, 2026. DOI: 10.5216/rp.v35i1.81569. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/81569. Acesso em: 18 jan. 2026.

Edição

Seção

Dossiê Travessias das Filosofias Africanas: entre modelos de ensino e aprendizagem