Contracolonização, linguagens e educação: da guerra por territórios a uma educação contracolonizadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v35i1.81569

Resumo

O presente artigo, de natureza ensaística, tem por objetivo debater sobre a contracolonização no contexto da educação acadêmica tendo a linguagem como campo de efetivação de territorialidades e perspectivas educativas colonizadoras e contracolonizadoras, a partir da obra de Antônio Bispo dos Santos (2015; 2018; 2023). O artigo faz uma breve revisão sobre o contexto da invasão colonial ao Brasil enquanto guerra por território desdobrada até os dias atuais, destacando operações desta guerra conduzidas no campo da linguagem. O terço final do texto dedica-se a problematizar as universidades brasileiras refletindo sobre um modelo eurocêntrico de Educação e sobre possibilidades contracolonizadoras no campo acadêmico.

Palavras-chave: Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí, filosofia africana, senioridade, Oxum, ensino de filosofia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Cristina de Araujo, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil, debora.c.araujo@ufes.br

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Graduada em Letras - Português/Inglês pela Universidade do Estado do Paraná, Campus de Paranavaí. Professora de Educação das Relações Étnico-Raciais no Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), pela UFES.

Ludovico Muniz Lima, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil, ludovicomunizlima9@gmail.com

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Mestre profissional em Ensino de Humanidades pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e graduado em Geografia pela (Ufes).

Downloads

Publicado

2025-11-04

Como Citar

ARAUJO, Débora Cristina de; LIMA, Ludovico Muniz. Contracolonização, linguagens e educação: da guerra por territórios a uma educação contracolonizadora. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 35, n. 1, p. 35–47, 2025. DOI: 10.5216/rp.v35i1.81569. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/81569. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Travessias das Filosofias Africanas: entre modelos de ensino e aprendizagem