Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista Polyphonía é um periódico de publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae) da Universidade Federal de Goiás, cujo propósito é promover a discussão acadêmica sobre o Ensino na Educação Básica, por meio da divulgação de ensaios, pesquisas e experiências pedagógicas. Sua configuração contempla artigos que abordem, a partir das diversas áreas de conhecimento, os saberes e as práticas escolares, os processos de ensino-aprendizagem e a formação de professores. A Revista Polyphonía recebe artigos inéditos de autores/as brasileiros/as e estrangeiros/as, que tratam do ensino na educação básica, resultantes de pesquisas, estudos teóricos, reflexões sobre práticas e discussões polêmicas. A contribuição deve ser original e inédita, não tendo sido publicada ou estar em avaliação em outra revista ou anais de eventos.
Processo de Avaliação pelos Pares
Processo de Avaliação pelos Pares
a) Procedimento
Após a seleção preliminar, o editor encaminhará o artigo para julgamento de no mínimo dois avaliadores (método “duplo cego”), cujas áreas de competência e formação acadêmica estejam relacionadas ao tema do texto. Havendo discordância entre os pareceristas, o trabalho será encaminhado a um terceiro avaliador. Ao final do processo, os autores receberão comunicação relativa aos pareceres emitidos, garantindo-se a confidencialidade dos pareceristas.
b) Aspectos Gerais
Há três possibilidades quanto ao resultado das avaliações dos trabalhos submetidos à revista: aceitação do artigo tal como enviado; aceitação do artigo após as revisões sugeridas pelos pareceristas ou recusa do trabalho.
Recursos e problemas específicos serão analisados e apreciados pelos Editores.
A “Revista Polyphonia” trabalha com a "avaliação duplo-cega", em que os avaliadores não identificam os autores das contribuições e vice-versa.
b) Aspectos Gerais
Há três possibilidades quanto ao resultado das avaliações dos trabalhos submetidos à revista: aceitação do artigo tal como enviado; aceitação do artigo após as revisões sugeridas pelos pareceristas ou recusa do trabalho.
Recursos e problemas específicos serão analisados e apreciados pelos Editores.
A “Revista Polyphonia” trabalha com a "avaliação duplo-cega", em que os avaliadores não identificam os autores das contribuições e vice-versa.
Periodicidade
A Polyphonía é uma publicação on-line de fluxo contínuo, com possibilidade de edições temáticas programadas e com periodicidade semestral.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Sponsors
Histórico do periódico
A Revista Polyphonía, antes chamada Solta a Voz, é um periódico de publicação semestral do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás, cujo propósito é promover a discussão acadêmica sobre o Ensino na Educação Básica. Contempla artigos inéditos de autores/as brasileiros/as e estrangeiros/as, que tratam do ensino na educação básica, resultantes de pesquisas, estudos teóricos, reflexões sobre práticas e discussões polêmicas.