v. 21 n. 1 (2010)

					Visualizar v. 21 n. 1 (2010)
Publicado: 2012-06-11
  • Apresentação

    Maria Izabel Barnez Pignata
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16277
  • EXPEDIENTE E FICHA CATALOGRÁFICA

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16544
  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16211

Artigos

  • O papel do educador como tutor de resiliência à luz das ideias de Boris Cyrulnik

    Antonino Condorelli, Clarice Ferreira Guimarães, Cláudia Regina da Silva de Azevedo
    20
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16275
  • Teoria, prática, estágio supervisionado e formação docente

    Deise Nanci de Castro Mesquita
    37
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16276
  • Desafios do estágio curricular pré-profissional e algumas inovações presentes nas práticas dos estagiários, referidas pelos professores da Educação Básica

    Margarete Schmoel Lichtenecker, Eduardo A. Terrazzan
    56
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16282
  • Formação inicial de professores: um campo de sentido e de compreensão das relações com o magistério

    Kelly Cristina Ducatti-Silva
    72
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16283
  • O mundo do trabalho e a Educação Física: a formação em questão

    Pítias Alves Lobo, Tiago Onofre
    83
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16284
  • A formação inicial em cursos de licenciatura: o caso dos alunos estagiários da UFSM

    Sandra Agostini, Eduardo Adolfo Terrazzan
    99
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16289
  • A formação inicial do professor de Matemática: algumas de suas reflexões durante o estágio supervisionado

    Rafael Gomes Xavier, Jaqueline Araújo Civardi
    117
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16290
  • As potencialidades do computador para o ensino da Matemática em um grupo de estudos

    Luciano Feliciano de Lima
    136
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16291
  • Uso do software Winplot para o estudo de Trigonometria

    Avani Maria Calmon Rocha
    151
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16292
  • A utilização de diários dialogados na formação universitária de professores de Inglês: um convite à reflexão

    Barbra Sabota
    166
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16293
  • El Español como Lengua Extranjera (e/le): en búsqueda de la adquisición de una voz identitaria

    Cleidimar Aparecida Mendonça e Silva, Lucielena Mendonça de Lima
    184
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16295
  • Um olhar sobre a didática de Geografia em Portugal

    Eunice Isaias da Silva, Lana de Souza Cavalcanti, Sérgio Claudino Nunes
    200
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16299
  • A pesquisa na formação inicial de professores de Biologia

    Monica Lopes Folena Araújo, Tereza Luiza de França
    215
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16300

Relatos de Experiências

Outros Artigos

  • Transversalidade e empowerment no material do Probio: breves considerações bibliográficas para Educação Ambiental

    Valeriê Cardoso Machado
    289
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16304
  • Ideologias totalitárias nas práticas educativas

    José João Neves Barbosa Vicente
    303
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16305
  • O Ensino Médio noturno e o mundo do trabalho: rasura e permanência (1971-1996)

    Deane Monteiro Vieira Costa, Larissa Zanin, Maria Amélia Dalvi
    315
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16306
  • A visão do bioma Cerrado no Ensino Fundamental do município de Goiânia e sua relação com os livros didáticos utilizados como instrumento de ensino

    Taís Borges Costa, Marcela Peixoto dos Santos, Daniel Orsi Laranjeira, Lorena Dall’Ara Guimarães
    337
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16307
  • Consciência sobre a importância da correção de erros

    Miliane Moreira Cardoso Vieira
    350
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16308

Resenhas

  • DUBET, F. O que é uma escola justa? A escola das oportunidades

    Magali Saddi Duarte
    356
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16317
  • LÜDKE, M. et al. O que conta como pesquisa? São Paulo: Cortez, 2009

    Néri Emílio Soares Júnior
    360
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16318

Resumos de trabalhos acadêmicos

  • A linguagem dos quadrinhos na mediação do ensino de Geografia: charges e tiras de quadrinhos no estudo de cidade

    Eunice Isaias da Silva
    366
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16319
  • Objetos biográficos e narradores de Hidrolândia-GO: ressonâncias patrimoniais

    Clêidna Aparecida de Lima
    370
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16320
  • Estágio supervisionado de LE: um estudo de caso sobre a formação universitária de professores de Inglês na UFG

    Barbra Sabota
    374
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16321
  • Sanclerlândia-GO: do Povoado do Cruzeiro às novas centralidades

    Elson Rodrigues Olanda
    377
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16322
  • O lúdico e a Educação Ambiental na formação de professores: diálogos possíveis

    Larissa de Mello Evangelista
    381
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16323