Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 21 n. 1 (2010)
v. 21 n. 1 (2010)
Publicado:
2012-06-11
Apresentação
Maria Izabel Barnez Pignata
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16277
EXPEDIENTE E FICHA CATALOGRÁFICA
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16544
Editorial
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16211
Artigos
O papel do educador como tutor de resiliência à luz das ideias de Boris Cyrulnik
Antonino Condorelli, Clarice Ferreira Guimarães, Cláudia Regina da Silva de Azevedo
20
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16275
Teoria, prática, estágio supervisionado e formação docente
Deise Nanci de Castro Mesquita
37
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16276
Desafios do estágio curricular pré-profissional e algumas inovações presentes nas práticas dos estagiários, referidas pelos professores da Educação Básica
Margarete Schmoel Lichtenecker, Eduardo A. Terrazzan
56
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16282
Formação inicial de professores: um campo de sentido e de compreensão das relações com o magistério
Kelly Cristina Ducatti-Silva
72
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16283
O mundo do trabalho e a Educação Física: a formação em questão
Pítias Alves Lobo, Tiago Onofre
83
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16284
A formação inicial em cursos de licenciatura: o caso dos alunos estagiários da UFSM
Sandra Agostini, Eduardo Adolfo Terrazzan
99
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16289
A formação inicial do professor de Matemática: algumas de suas reflexões durante o estágio supervisionado
Rafael Gomes Xavier, Jaqueline Araújo Civardi
117
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16290
As potencialidades do computador para o ensino da Matemática em um grupo de estudos
Luciano Feliciano de Lima
136
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16291
Uso do software Winplot para o estudo de Trigonometria
Avani Maria Calmon Rocha
151
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16292
A utilização de diários dialogados na formação universitária de professores de Inglês: um convite à reflexão
Barbra Sabota
166
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16293
El Español como Lengua Extranjera (e/le): en búsqueda de la adquisición de una voz identitaria
Cleidimar Aparecida Mendonça e Silva, Lucielena Mendonça de Lima
184
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16295
Um olhar sobre a didática de Geografia em Portugal
Eunice Isaias da Silva, Lana de Souza Cavalcanti, Sérgio Claudino Nunes
200
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16299
A pesquisa na formação inicial de professores de Biologia
Monica Lopes Folena Araújo, Tereza Luiza de França
215
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16300
Relatos de Experiências
A formação continuada dos professores de História no contexto das políticas públicas para a Educação Básica em Mato Grosso
Valéria Lucas Filgueiras
228
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16309
Os desafios para a construção de uma história local – o caso de Leopoldina , Zona da Mata de Minas Gerais
Natania Aparecida da Silva Nogueira, Lucilene Nunes Silva
242
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16310
Produção de figurino X formação docente continuada: desafios de uma experiência com alunos da Educação Básica
Kelly Bianca Clifford Valença
254
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16311
Estágio supervisionado na Licenciatura em Ciências Biológicas: relato de experiência do estágio e do projeto de intervenção sobre relações de gênero e música
Thiago Lopes Rocha, Rones de Deus Paranhos, Fernando Aparecido de Moraes
268
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16312
Outros Artigos
Transversalidade e empowerment no material do Probio: breves considerações bibliográficas para Educação Ambiental
Valeriê Cardoso Machado
289
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16304
Ideologias totalitárias nas práticas educativas
José João Neves Barbosa Vicente
303
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16305
O Ensino Médio noturno e o mundo do trabalho: rasura e permanência (1971-1996)
Deane Monteiro Vieira Costa, Larissa Zanin, Maria Amélia Dalvi
315
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16306
A visão do bioma Cerrado no Ensino Fundamental do município de Goiânia e sua relação com os livros didáticos utilizados como instrumento de ensino
Taís Borges Costa, Marcela Peixoto dos Santos, Daniel Orsi Laranjeira, Lorena Dall’Ara Guimarães
337
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16307
Consciência sobre a importância da correção de erros
Miliane Moreira Cardoso Vieira
350
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16308
Resenhas
DUBET, F. O que é uma escola justa? A escola das oportunidades
Magali Saddi Duarte
356
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16317
LÜDKE, M. et al. O que conta como pesquisa? São Paulo: Cortez, 2009
Néri Emílio Soares Júnior
360
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16318
Resumos de trabalhos acadêmicos
A linguagem dos quadrinhos na mediação do ensino de Geografia: charges e tiras de quadrinhos no estudo de cidade
Eunice Isaias da Silva
366
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16319
Objetos biográficos e narradores de Hidrolândia-GO: ressonâncias patrimoniais
Clêidna Aparecida de Lima
370
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16320
Estágio supervisionado de LE: um estudo de caso sobre a formação universitária de professores de Inglês na UFG
Barbra Sabota
374
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16321
Sanclerlândia-GO: do Povoado do Cruzeiro às novas centralidades
Elson Rodrigues Olanda
377
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16322
O lúdico e a Educação Ambiental na formação de professores: diálogos possíveis
Larissa de Mello Evangelista
381
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16323
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems