Transversalidade e empowerment no material do Probio: breves considerações bibliográficas para Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16304Resumo
Este estudo tem como objetivo discutir teoricamente alguns aspectos históricos acerca do ambiente e da Educação Ambiental. Além disso, serão abordadas algumas reflexões sobre os conceitos de transversalidade e empowerment especialmente relacionados com o material didático denominado de Probio. Esse material foi elaborado pelo Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília, sob requisição do Ministério de Meio Ambiente, e é composto por portfólios, livro do professor e jogo de tabuleiro. Ao estudar os portfólios e compreender o objetivo do jogo de tabuleiro, percebeu-se o quanto esse material pode ser utilizado de maneira interdisciplinar tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio e, principalmente, o quanto pode contribuir para uma educação ambiental mais emancipatória, que realmente ajude a população a tornar-se mais igualitária, de forma a colaborar para a aquisição do empowerment, tão necessário para a prática da educação ambiental.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-11-24
Como Citar
MACHADO, V. C. Transversalidade e empowerment no material do Probio: breves considerações bibliográficas para Educação Ambiental. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 289, 2011. DOI: 10.5216/rp.v21i1.16304. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/271. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Outros Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).