Desafios do estágio curricular pré-profissional e algumas inovações presentes nas práticas dos estagiários, referidas pelos professores da Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16282Resumo
Esta pesquisa está inserida em um projeto maior – Dilemas e Perspectivas para a Inovação Educacional na Educação Básica e na Formação de Professores (Dipied) –, desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Inovação Educacional, Práticas Escolares e Formação de Professores (Inovaeduc), sediado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Centro de Educação (CE). Entre as temáticas que se propõe investigar, está a formação inicial de professores. Os sujeitos da pesquisa foram 33 professores atuantes em Escolas de Educação Básica (EEB) da cidade de Santa Maria-RS, do Sistema Escolar Público Estadual, que tiveram a experiência de acompanhar estagiários em suas salas de aula. Como instrumento para coleta das informações, foi utilizado um questionário estruturado com questões mistas. Neste trabalho, o objetivo é compreender como os estagiários são preparados para sua futura atuação profissional. Para isso, há questões norteadoras: quais inovações, em termos de prática docente, foram apresentadas pelos estagiários; quais delas os professores adotaram nas práticas realizadas na sala de aula; que atribuições são designadas ao Estágio Curricular Pré-Profisssional (ECPP) e o que as instituições envolvidas no estágio podem ou devem fazer para um desenvolvimento adequado do ECPP. A investigação demonstrou, por meio das respostas dadas pelos sujeitos, que as inovações nas práticas dos estagiários ainda são singelas, porém foram implementadas pelos professores. Os sujeitos consideram o momento da realização do ECPP muito importante para que o futuro professor conheça a realidade de sua profissão e salientam que há certo distanciamento das Instituições de Ensino Superior (IES) e EEB, no decorrer da realização dos ECPP.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-11-23
Como Citar
LICHTENECKER, M. S.; TERRAZZAN, E. A. Desafios do estágio curricular pré-profissional e algumas inovações presentes nas práticas dos estagiários, referidas pelos professores da Educação Básica. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 56, 2011. DOI: 10.5216/rp.v21i1.16282. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/39. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).