A formação continuada dos professores de História no contexto das políticas públicas para a Educação Básica em Mato Grosso

Autores

  • Valéria Lucas Filgueiras Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapro/MT)

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16309

Resumo

Em Mato Grosso, a implantação da escola organizada por ciclo de formação humana, a partir de 1997, foi conduzida concomitantemente com o processo de criação e expansão da política pública para formação continuada dos professores da educação básica. Nesse contexto, foram criados os Centros de Formação e Atualização de Profissionais da Educação (Cefapros), que tinham como competências formar e capacitar os professores da rede pública estadual para atuarem de acordo com as diretrizes do ciclo. Diante de todas essas mudanças, muitas foram, e são, os questionamentos dos professores de história. Como fica o ensino de história na proposta da escola organizada por ciclos de formação humana? Qual o papel da formação continuada na implementação do ensino de história que atenda às necessidades da atual educação mato-grossense? Essas são indagações que fomentaram a produção deste trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Lucas Filgueiras, Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapro/MT)

Mestre em História pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), vinculada ao Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapro/MT).

Downloads

Publicado

2011-11-24

Como Citar

FILGUEIRAS, V. L. A formação continuada dos professores de História no contexto das políticas públicas para a Educação Básica em Mato Grosso. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 228, 2011. DOI: 10.5216/rp.v21i1.16309. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/219. Acesso em: 7 ago. 2022.

Edição

Seção

Relatos de Experiências