A visão do bioma Cerrado no Ensino Fundamental do município de Goiânia e sua relação com os livros didáticos utilizados como instrumento de ensino
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16307Resumo
Este estudo objetivou avaliar o grau de informação dos alunos do Ensino Fundamental sobre o bioma Cerrado e, além disso, propôs verificar a existência, ou não, de diferenças entre a percepção dos alunos de escolas públicas e de escolas particulares sobre este tema. Avaliouse, ainda, a abordagem dos livros, adotados por estas escolas como instrumento de ensino, relacionando-os com a percepção dos alunos. Não foi observada diferença entre as escolas públicas e particulares em relação ao número de acertos por questionário. Dentre as escolas particulares, a categoria do bioma mais citada foi a descrição do Cerrado com árvores pequenas e troncos retorcidos. Para as escolas públicas a categoria mais citada foi a valorização do bioma. A partir da análise dos livros didáticos, verificou-se que os tópicos mais abordados nestes são: solo, vegetação e localização geográfica. Os temas conservação e biodiversidade apresentam uma abordagem superficial. A maioria dos livros cita a área de ocorrência do Cerrado restrita à porção central do Brasil e a definição do clima do bioma é, às vezes, confusa. A diferença entre Cerrado e Savana é um assunto ambíguo nos livros e o tema fogo no Cerrado é pouco abordado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-11-24
Como Citar
COSTA, T. B.; SANTOS, M. P. dos; LARANJEIRA, D. O.; GUIMARÃES, L. D. A visão do bioma Cerrado no Ensino Fundamental do município de Goiânia e sua relação com os livros didáticos utilizados como instrumento de ensino. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 337, 2011. DOI: 10.5216/rp.v21i1.16307. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/317. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Outros Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).