A formação inicial em cursos de licenciatura: o caso dos alunos estagiários da UFSM
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16289Resumo
Este artigo originou-se de uma investigação acerca da organização e desenvolvimento de Estágios Curriculares em Cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Neste estudo, tomamos por base os 13 Cursos de Licenciatura em Letras/Português, em Letras/Inglês, em Letras/Espanhol, em Educação Física, em Química, em Física, em Ciências Biológicas, em Música, em Matemática, em Filosofia, em Geografia, em Artes Visuais e em História, enfatizando o olhar dos alunos estagiários. Como fonte de informações, utilizamos questionários de perguntas abertas e grupos de discussão. Constatamos que os estagiários, em sua maioria, tiveram um bom relacionamento com seus professores orientadores de estágio; boa parte (58,44%) recebeu orientação para conseguir vaga de estágio nas escolas; foram bem recebidos pelas escolas; os professores regentes de turma pouco contribuem para a realização do estágio; a escola quase não os acompanha; a maioria (97%) dos estagiários considerou sua formação inicial como um momento importante de aprendizagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-11-24
Como Citar
AGOSTINI, S.; TERRAZZAN, E. A. A formação inicial em cursos de licenciatura: o caso dos alunos estagiários da UFSM. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 99, 2011. DOI: 10.5216/rp.v21i1.16289. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/85. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).